Itatiba chega a 60 dias sem registo de mortes por Covid-19

Marca foi alcançada neste início de semana e contou com pronunciamento do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira

A cidade de Itatiba atingiu chegou neste início de semana a uma importante marca na luta contra a pandemia de Covid-19, quando atingiu a marca de 60 dias sem o registro de mortes causadas pela doença, que já matou mais de 600 mil brasileiros e de 5 milhões de pessoas no mundo.

O dado foi comemorado pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, em um pronunciamento feito nas redes sociais ainda na noite de ontem (08/11). “Foi uma longa batalha que travamos durante todo o ano e agora completamos dois meses sem mortes por Covid-19”, destacou ele, agradecendo o empenho dos profissionais da Saúde e a iniciativa de todos os moradores de Itatiba que aderiram à campanha de vacinação.

A cidade já aplicou mais de 190 mil doses do imunizante desde o início da vacinação contra a Covid-19, em janeiro de 2021. Com exceção daqueles que optaram por não se vacinar, 100% da população adulta, com idade a partir de 18 anos, já recebeu pelo menos uma dose do imunizante.

Desde o começo da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Itatiba, o assunto foi tratado como prioridade pelo município. A aplicação do imunizante nas pessoas ocorreu com datas, horários e locais pré-determinados, o que ajudou a evitar a formação de filas e a propagação do vírus nos momentos mais críticos da pandemia.

Nesta semana, a Prefeitura já anunciou uma nova medida na batalha contra a Covid-19. A partir de amanhã, 10/11, os bairros mais distantes do Centro passarão a receber a Unidade Móvel de Vacinação. A iniciativa, que começa pelo bairro Morro Azul, permitirá o acesso mais fácil ao imunizante para as pessoas que têm dificuldade de locomoção até os postos de vacinação na área central.

Outra importante medida, como aconteceu no último sábado (06/11), são os chamados Dia D de Vacinação. No Ambulatório Central de Especialidades (ACE) do SUS, as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina ou que perderam a data da segunda dose colocam em dia a sua vacinação.

Cuidados não devem ser abandonados

Mesmo com a expressiva melhora nos dados referentes à Covid-19, é importante ressaltar que a pandemia ainda não acabou. Por isso, os cuidados a que já nos habituamos como lavar as mãos com frequência, a utilização de máscaras em lugares fechados e a utilização de álcool em gel não devem ser abandonados.

Vale destacar também que o que nos permitiu chegar à situação atual foi a adesão da população à vacinação contra a Covid-19. Por isso é importante que todos cumpram o seu quadro completo de imunização e que as pessoas idosas não deixem de tomar a dose de reforço.

A Prefeitura de Itatiba anunciou ainda que os boletins com dados da Covid-19 no município desde ontem (08/11) serão semanais, passando a ser publicados todas às segundas-feiras no site da Prefeitura e em sua página na rede social. No entanto, é importante ressaltar que o monitoramento dos casos continuará sendo feito diariamente pelos profissionais da Saúde e novas alterações poderão ser feitas caso haja a necessidade.

Crédito das fotos: Arquivo/PMI