Itatiba amplia programa de capacitação

O Programa Requalifica, que já proporciona a 176 pessoas bolsa auxílio de 1 salário mínimo por mês e inserção no mercado de trabalho, agora também passa a atender mais cidadãos de Itatiba em caráter excepcional, durante o Estado de Calamidade Pública na Pandemia.

O Programa Requalifica, de Itatiba, foi ampliado e passa, agora, a abrir oportunidade especial para novos participantes durante o período de Calamidade Pública, ou Estado de Emergência, como o que vivemos na Pandemia. Moradores de Itatiba que estão desempregados há, no mínimo, 30 dias, que residem na cidade há 1 ano, poderão ter acesso a uma bolsa de incentivo de R$ 522,50. Esta ampliação do programa tem duração de 3 meses, podendo ser prorrogada por igual período.

Enquanto o Auxílio Emergencial do Governo Federal oferece R$ 600,00, por mês, para brasileiros que se enquadram na situação de vulnerabilidade econômica, Itatiba já tem trabalhado desde o ano passado no Programa Requalifica que prevê uma bolsa auxílio com foco na inserção do mercado de trabalho.

“O Programa já atendeu cerca de 400 cidadãos de Itatiba e, desde o início deste ano, tem trabalhado com 176 novos participantes, das mais diversas faixas etárias, com um propósito social: recuperar a autoestima do desempregado, proporcionar uma bolsa incentivo por 1 ano e capacitá-la para a recolocação no mercado de trabalho. Esta ampliação, durante a pandemia, é mais um compromisso social da cidade de Itatiba com os mais vulneráveis”, afirmou o prefeito Douglas.

Os 176 selecionados no Programa, no início do ano, atenderam aos critérios das inscrições, que são homens ou mulheres com mais de 18 anos, residentes no município pelo mínimo de 4 anos, desempregados há no mínimo 6 meses e que não recebam auxílio-desemprego, cadastrados no CRAS-Centro de Referência de Assistência Social e Cadastro Único na cidade de Itatiba, e com renda familiar de no máximo 01 salário-mínimo.

Agora, os novos participantes, em caráter excepcional, devem comprovar estar desempregados há, no mínimo, 30 dias; residir em Itatiba há, pelo menos, um ano; e somente ter a participação de uma pessoa por residência.

IMPORTANTE: as pessoas que já fizeram inscrição e ainda não foram selecionadas devem também atualizar aqui seus cadastros novamente para este período.

As inscrições podem ser feitas de agora até as 23h59 do dia 16 de agosto de 2020, no site da Prefeitura.

Link: www.itatiba.sp.gov.br/requalifica

Dúvidas pelo WhatsApp da Ação Social : 3183-0765

Mudança de História de Vida

O Programa Requalifica, em Itatiba, já mudou a vida de muitos jovens e adultos. Como é o caso da Dulcinéia da Conceição Martins, 40, que começou uma nova vida em setembro do ano passado, quando começou a participar do programa. “Eu digo e repito que o Requalifica faz muito mais do que empregar: ele salva vidas”.

Com dois filhos pequenos, Dulcinéia vivia em um relacionamento abusivo, que afetava diretamente a vida de seus filhos. “Por causa das brigas com o pai, um dos meus filhos não ia à escola porque não queria me deixar sozinha e o relacionamento com o outro era bastante difícil, pelo mesmo motivo. Eu procurei ajuda e fui informada de que a única forma de conseguir ficar com os meus filhos depois da separação seria se eu tivesse um emprego e estabilidade. Eu já estava há oito anos desempregada, não sabia o que fazer”, lembra.

Com o ingresso no Requalifica e novos conhecimentos para desempenhar seu trabalho, Dulcinéia conseguiu a liberdade que buscava e começou uma nova vida. “Hoje eu tenho a minha casa que pago com o meu dinheiro e meus dois filhos comigo. Os dois indo bem na escola, nosso relacionamento melhor do que nunca. Mas não é só um emprego, pois encontrei no Programa amizades de verdade e apoio que eu nunca esperava receber”.

Sobre os colegas de trabalho e seu líder, Emerson, Dulcinéia é só elogios. “Eu tinha começado a trabalhar fazia dez dias e minha filha mais velha, que estava grávida, me ligou que estava com um sangramento. Eu não sabia o que fazer. Uma de minhas colegas me disse para ligar para o Emerson, que ele me deixaria acompanhar minha filha ao médico. E foi o que fez toda a diferença”. Com o apoio de Emerson e o atendimento rápido, a neta de Dulcinéia nasceu prematura, venceu as complicações e hoje está com dez meses. “Não consigo colocar em palavras de quantas formas o Programa ajuda as pessoas. Em minha família, salvou duas vidas”, completou.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Itatiba

 

09