Imprensa Oficial de Itatiba passa a ser 100% digital

A partir do dia 19 de julho, a Imprensa Oficial de Itatiba, publicação que contém atos administrativos do Poderes Executivo e Legislativo do município, deixará de ser distribuída de forma impressa, passando a ser exclusivamente digital.

A mudança visa deixar mais ágil e moderna a comunicação oficial e reduzir custos, principalmente relacionados à impressão e distribuição do jornal pela cidade. “Com essa ação, que também está sendo tomada em outros municípios e claramente é uma tendência para os próximos anos, o município vai modernizar a comunicação com o munícipe e leitor e economizar mais de R$ 100 mil, além dos custos da distribuição, três vezes por semana”, pontuou o Secretário de Governo, Jeferson Boava. “Entendemos que a mudança não vai restringir o acesso da população às informações, pois ao contrário dos jornais, estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive edições anteriores”, completou

O modelo eletrônico, previsto pela Lei n° 5099/2018, contará com um certificado digital, que garantirá a fidelidade e veracidade das informações em cada edição, para que não sejam alteradas após a publicação. O novo modelo também permitirá a publicação de Imprensas Oficiais Extra, sempre que necessário, sem custo adicional.

Entre os atos do Executivo publicados na Imprensa Oficial estão Leis, Decretos, licitações, resultados de recursos de multas, notificações gerais (quando o interessado não é encontrado por carta) e conta ainda com divulgações de eventos promovidos pela Prefeitura de Itatiba.

A Imprensa Oficial já pode ser acessada de forma digital pelo endereço http://www.itatiba.sp.gov.br/imprensaoficial. A página conta com um vasto arquivo, com edições veiculadas a parir der 2003.

SUSTENTABILIDADE

Ação da Prefeitura também é ecologicamente correta. Em um ano, deixarão de ser impressos mais de 4,8 milhões de folhas da Imprensa Oficial.

“Essa é uma ótima notícia em termos de sustentabilidade, deixar de imprimir em papel para se fazer uso das novas tecnologias. Isso significa um avanço de entendimento, por parte dos gestores municipais, de que as novas tecnologias podem ser usadas em benefício do desenvolvimento sustentável. A maioria das pessoas possui fácil acesso à internet e dispositivos móveis, a decisão veio em uma boa hora”, explicou Jezabel Azevedo, Educadora Ambiental da Prefeitura de Itatiba.

Para a Secretária Dorothéa Monteiro, de Meio Ambiente e Agricultura, as vantagens ambientais vão além da redução do uso de papel e tinta. “O primeiro benefício, de fato, é a redução do volume de papel utilizado e portanto a preservação de árvores, mas é também importante lembrar de todo o combustível gasto e CO² emitido para permitir a distribuição do jornal, que não serão mais necessários”.

Texto e Foto: Prefeitura Municipal de Itatiba