FSS de Itatiba recebe visita de representantes estaduais interessados em projeto sobre dignidade menstrual

Visitantes vieram ao município para conhecer detalhes sobre o projeto e as instalações onde são produzidos os absorventes reutilizáveis

O Projeto Dignidade Menstrual, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itatiba, tem despertado a atenção de outras cidades. Na última quinta-feira, representantes do Programa Bem Querer Mulher e do CIC (Centro de Integração da Cidadania) Jabaquara conheceram de perto a iniciativa municipal, que atende meninas e mulheres em vulnerabilidade. Desde 2021, por meio da Prefeitura de Itatiba, alunas da rede municipal de ensino recebem apoio do projeto no combate à chamada “pobreza menstrual”, caracterizada pela falta de acesso a itens fundamentais de higiene durante a menstruação. Por serem de tecido, reutilizáveis, os absorventes também visam a sustentabilidade.

Pelo Bem Querer, programa criado em 2004 com o apoio da ONU Mulheres para cuidar de mulheres que sofrem violência doméstica em São Paulo, as representantes Maria Lucia da Silva e Daniela Moura Nascimento se impressionaram. “Quero parabenizar toda equipe e o prefeito de Itatiba que começaram com esse projeto de levar às escolas municipais esse olhar humano e educacional, que chegou até nós, em São Paulo. Viemos aqui para conhecer e replicar o trabalho que já estão fazendo”, diz Maria Lucia.

O coordenador do CIC, programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que tem a finalidade de proporcionar à sociedade os direitos por meio da participação popular, Carlos Eduardo Nascimento, também gostou do que viu. “Nesses mais de dez anos que tenho de caminhada, aprendi no dia a dia que o que vocês fazem é muito mais que uma oficina, é transformar vidas”, incentivou.

A visita resultou ainda em parcerias futuras com o município. “Fico muito feliz em saber que estamos no caminho certo e que mais mulheres se beneficiarão com o projeto. Além de ajudar pessoas, estamos ajudando também o meio ambiente”, comemora a presidente do FSS de Itatiba, primeira-dama Bárbara Zaratini Capeletto de Oliveira.

Sobre o Projeto

Dignidade Menstrual é um projeto do Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, criado em 2021 e executado por meio da Oficina Retalhos do Coração, que tem levado solidariedade e sustentabilidade, educação e orientação com a união de secretarias e parcerias.

Além das palestras sobre saúde e higiene pessoal para meninas e meninos da rede pública de ensino, as meninas aprendem como produzir seu próprio absorvente sustentável reutilizável.

Ao final da oficina, elas recebem o absorvente, que pode durar de três a seis anos, dependendo dos cuidados de conservação. O projeto Dignidade Menstrual tem como parceiras as Secretarias de Educação e de Saúde do município, a Fundação do ABC, o Núcleo ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) e o Grupo Entre Rosas.

Crédito das imagens: Divulgação/PMI