Festival Paralímpico leva experiência a 140 pessoas com deficiência

Evento das Loterias da Caixa foi realizado no último sábado (04/12) no Ginásio Municipal de Esportes José Boava

O município de Itatiba sediou no último sábado, 04/12, a 3ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa. Foi a primeira vez que a cidade recebeu este evento de abrangência nacional. A ação aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes José Boava. Foram realizadas atividades de atletismo adaptado, parataekwondo e vôlei sentado.

“Usar o esporte como ferramenta de inclusão é mostrar que os limites pessoais existem para serem superados. Essa é uma lição para as pessoas com deficiência e também para o público que assiste. Ensinamentos que são levados para a vida inteira”, analisou o secretário de Esportes de Itatiba, Marcelo Cyrino.

Deficiente visual, Ingrid Pelarin é um exemplo de superação. Ela já pratica natação e, no sábado, teve contato com a modalidade vôlei sentado. “Foi uma experiência muito incrível. É um esporte muito gostoso que dá para se movimentar bastante”.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa aconteceu em 70 localidades de 26 estados brasileiros, com a participação de cerca de 8 mil crianças. Em Itatiba, foram cerca 140 participantes, com idade entre 8 e 17 anos.

A ação do último sábado contou ainda com a parceria da Secretaria da Educação, Instituto Passo a Passo, APAE-Itatiba, Instituto Phala, Amigos da Inclusão e Projeto Eu Só Quero Amar, Dry All, Academia NaAtiva e Jofege.

Crédito: Secretaria de Esportes/PMI