Festival Food Truck se transforma em “Villa Gastronômica” na ETEC

Na noite desta terça-feira, dia 11, os alunos do primeiro módulo do curso técnico de Administração da ETEC Rosa Perrone Scavone , sob supervisão do Professor Sérgio Machado, realizaram a “Villa Gastronômica”. Este trabalho faz parte da matéria Gestão de Pessoas que ao final de cada módulo deve ser apresentado um projeto na linha gastronômica.

Com o crescente sucesso desta ação ao longo dos anos, as salas de aula ficaram pequenas para os Festivais Food Truck e em 2019 o espaço externo da ETEC foi aproveitado. Lá surgiu a “Villa Gastronômica” com mesas, cadeiras e local exclusivo para as 6 barracas denominadas “Outgo” (Lasanha à Bolonhesa, presunto e queijo), “Sr Batata” (batata recheada com frango, catupiry, presunto e queijo), “Mc ETEC” ( Hambúrguer), “Hakuna Batata” ((Fritas com acompanhamentos), “”Cantinho da Panqueca” ( panquecas de carne moída e frango), “Espazzo Gastronômico” (nhoque com molho e acompanhamentos).

O cardápio variado foi elaborado pelos próprios alunos com preços acessíveis, todos os pratos com valor simbólico de R$ 5,00 dava direito a 1 refrigerante e ainda teve barraca que presenteou com uma pequena sobremesa. Esse planejamento orçamentário e gastos foram dos próprios alunos na compra de alimentos falando com fornecedores e mercados, aprendendo a gestão de competência, financeira e empreendedora.

Os avaliadores Márcio Mares, do Buffet Santa Pizza e Kátia Grilo, da Saté Gastronomia Saudável,buscaram considerar criatividade, execução, habilidade de negócio, limpeza, organização, apresentação dos pratos, conceito e logística da Villa.

Alunos de Morungaba e de outros turnos do Rosa compareceram a Villa Gastronômica para prestigiar o trabalho dos colegas. O protagonista da peça Doente Imaginário Carlos Venício Agostineti Franco é aluno do ensino médio no período da manhã e diz ter adorado o novo espaço. Já a estudante do curso técnico em administração Melanie Miranda participou do Festival Food Truck em 2018 na barraca de batatas recheadas e diz que valeu muito a experiência para sua vida profissional e pessoal. Adolfo Neto é pai de Rafaela Pizani, aluna do curso técnico de administração que estava na barraca Espazzo Gastronômico: “Vim prestigiar minha filha e saí com duas bandejinhas de nhoque , uma com molho ao sugo e carne moída e outra com molho branco e frango”, comentou. O Bibliotecário Edison Marcel Berto e a Diretora de Serviços Acadêmicos Sueli Galão também aprovaram os pratos e a “villa”.

A maior proposta deste trabalho é, não só enviar o aluno do curso de administração para o mercado dos curriculuns, e sim complementar a gestão de empreendedorismo para que desenvolvam ideias inovadoras transformando em negócios. O resultado é o aluno no mercado de trabalho muito mais preparado apostando na competência e gerando bons resultados!

Estiveram também visitando e prestigiando a Villa Gastronômica da ETEC Rosa Perrone Scavone, o Secretário de Educação de Itatiba Anderson Sanfins e o Secretário de Cultura e Turismo de Itatiba Washington Bortolossi.

Reportagem: Daniele Marzano