Festival de Basquetebol chega ao fim contando pontos para Jogos Escolares

No último sábado, 06 de outubro, o Ginásio “José Botelho Nunes”, no Jardim Vitória, sediou os últimos jogos do Festival de Basquetebol, na categoria mirim, masculino e feminino, que somou pontos para a classificação geral dos Jogos Escolares 2018.

“Os Jogos Escolares e Jogos Colegiais foram criados para substituir a antiga Olimpíada Estudantil, que devido ao tempo tinha um modelo que já não atendia as necessidades de uma nova geração de alunos”, explicou Paulo Renato Mammana Savietto, coordenador do evento. “O grande objetivo desses jogos é resgatar o interesse e a prática de esportes e atividade física na criança e no adolescente, tornando um indivíduo ativo na sua fase adulta e melhor idade”, completou.

Essa foi a última modalidade esportiva disputada coletivamente, antes das atividades que encerrarão os Jogos. Participaram dessa última etapa as EMEBs: Profª. Guiomar Almeida Ciarbello, Profª. Maria Mercedes de Araújo, Profª. Maria Salles de Souza e Profª. Vera Lucia Carride de Palma.

“Tivemos um grande aumento na participação dos alunos este ano, o que foi uma grata surpresa para todos”, comentou Karem Bando, Secretária de Esportes. “Podemos ver o interesse pelo esporte e o envolvimento de todos desde o início das competições”, completou.

Confira a classificação final do Festival de Basquetebol:

1º – EMEB Profª. Vera Lucia Carride de Palma

2º – EMEB Profª. Guiomar Almeida Ciarbello

3º – EMEB Profª. Maria Mercedes de Araújo

4º – EMEB Profª. Maria Salles de Souza

5º – EMEB Profª. Angela Lygia Parodi Scavone

6º – EMEB Prof. Luiz Pântano

7º – EMEB Cel. Manoel Joaquim de Araújo Campos

8º – EMEB Philomena Salvia Zupardo

9º – EMEB Cel. Francisco Rodrigues Barbosa – Chico Peroba

10º – EMEB Profª. Marina Araújo Pires

As atividades esportivas na escola acabam se tornando uma ferramenta no processo educativo e a competição um estímulo de resgate, durante o processo, como valores sociais, culturais e afetivos. Os Jogos oferecem vivências esportivas para que se os participantes desenvolvam aptidão para a prática de atividades físicas de forma lúdica e se tornem adultos mais saudáveis. Os Jogos também viabilizam a participação dos destaques em equipes de treinamento da Prefeitura nas categorias menores.

Os Jogos Escolares 2018 tiveram início em março, começando pelas disputas de modalidade voleibol, e tendo continuidade com tênis de mesa, atletismo, handebol, queimada e futebol.

PRÓXIMA ETAPA

Para encerrar os Jogos Escolares deste ano, no dia 22 de novembro, acontece o Festival de Coreografias e Danças, a partir das 19, no salão social do Itatiba E. C. No mesmo dia também acontece a eleição da Rainha e das Princesas dos Jogos.

O Festival contará apenas com a participação das escolas municipais e particulares de Itatiba, não havendo participação de academias e grupos. Já o concurso de Rainha e Princesas será apenas para as escolas municipais que participaram dos Jogos Escolares 2018.

A participação das escolas nas duas atividades pontuará ponto para a classificação geral do campeonato, que premiará as 05 melhores escolas municipais classificadas e também as 03 melhores escolas particulares.

Antes do encerramento, nos dias 8 e 9 de novembro serão realizados os jogos entre as seleções das escolas municipais contra as seleções das escolas particulares, nas categorias mirim e infantil, masculino e feminino.

Os jogos acontecerão na parte da tarde no Estádio João Borella, no Campo do São João F. C. e não contarão pontos para os Jogos Escolares.

Texto e Foto: Prefeitura Municipal de Itatiba