Escolas municipais seguem em sistema facultativo até dia 31 de agosto

Período experimental, com rodízio de alunos a cada três dias, tem resultado positivo e segue até o final do mês

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Itatiba seguirão em sistema facultativo de aulas pelo menos até o próximo dia 31. Desde que elas voltaram a ser parcialmente presenciais, no último dia 02 de agosto, a Secretaria de Educação tem observado a eficácia do funcionamento dos protocolos de segurança sanitária e decidiu estender por todo o mês o sistema.

“Há escolas que tiveram adesão de 70% a 100% à volta das aulas presenciais Isso aponta que o sistema de retomada que planejamos está funcionando”, diz a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon.

Ações como distanciamento social mínimo de 1,5 m e uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, mesmo nos ambientes externos, estão entre eles, e são válidos para todos – inclusive para setores administrativos das equipes escolares. Os alunos que escolheram voltar às escolas de forma presencial – a escolha é facultativa – seguem o revezamento da seguinte forma:

Classes com 21 alunos matriculados ou mais farão o revezamento com três turmas, ou seja, cada turma terá aulas presenciais alternadas a cada três dias úteis;
Classes de 11 a 20 alunos matriculados farão o revezamento com duas turmas, ou seja, cada turma terá aulas presenciais em dias úteis alternados;
Classes com até 10 alunos matriculados terão aulas presenciais diariamente.

É válido observar que nos dias em que não há aulas presenciais para os alunos em revezamento, eles recebem tarefas e atividades domiciliares impressas e/ou por meio eletrônico, enviadas pelos professores, para que sejam feitas de forma remota e entregues na escola. Segundo a Secretaria de Educação, novas avaliações serão feitas até setembro e, estando contido o avanço da pandemia, outras mudanças poderão ocorrer no funcionamento das escolas municipais de Itatiba.

Quarta entrega de kit merenda chega aos alunos

A quarta entrega de kits merenda deste ano está sendo feita nesta semana pelas escolas da rede. Todos os cerca de 15.000 alunos têm direito aos kits, que estão sendo retirados pelos pais ou responsáveis nas unidades escolares. Ele contém itens básicos, como arroz e feijão, e também complementares, como ovos e leite.

Desde o retorno no início do mês, neste período de retomada, os alunos que vão às aulas presenciais recebem lanches individuais, seguindo os protocolos sanitários até então em vigor para a contenção da pandemia de Covid-19. São kits compostos por uma caixa de suco, biscoito salgado e maçã ou uma caixa de achocolatado, mais bolachas doce e salgada e uma barra de cereal.

Ambas as versões são entregues de forma intercalada aos alunos, que têm livre demanda. Isso significa que o aluno pode repetir o lanche quantas vezes desejar no mesmo dia. O retorno da merenda convencional deve ocorrer em setembro, com a progressiva retomada das atividades presenciais em escolas.

Crédito: Renato Jr/PMI