Encontro promove Brigada de Incêndio Rural no Mombuca

Na última segunda-feira (10), a Adega Capelletto, no bairro do Mombuca, recebeu um encontro promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Defesa Civil de Itatiba e Corpo Municipal de Bombeiros com moradores da região para viabilizar a instalação de uma Brigada de Incêndio Rural no local.

“A Brigada de Incêndio é um grupo de trabalhadores treinado e capacitado para atuar no atendimento em situações de emergência. Com a época de estiagem se aproximando, é de extrema importância Itatiba poder contar com essas brigadas para auxiliar no controle de eventuais situações de incêndio que possam acontecer e que impactam também na redução da biodiversidade. Por isso a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros está fomentando a instalação desses grupos desde 2018”, explicou a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, responsável pela pasta.

A ocorrência de incêndios se multiplica durante o inverno por conta da baixa umidade do ar que a estação traz consigo. O tempo seco colabora para que o fogo se alastre transformando pequenos focos em grandes incêndios. Por isso, além do combate ao fogo, as Brigadas de Incêndio Rural podem atuar na prevenção para que situações de fogo não saiam do controle.

“O trabalho de prevenção é importantíssimo para impedir a ocorrência. Caso não seja o suficiente, é importante saber que todo incêndio tem um princípio e, com o combate inicial, pode ser extinguido ou ter a proporção do fogo reduzida diminuindo os danos ao Meio Ambiente, às pessoas e às propriedades”, explicou Marcos Boava, subcomandante do Corpo de Bombeiros Municipal de Itatiba. “Para participar da Brigada, as pessoas interessadas estão sendo selecionadas e passarão por um treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros para, como brigadistas, ter conhecimento básico para combater incêndios florestais”, concluiu.

As Brigadas de Incêndio Rural de Itatiba terão também a missão de conscientizar a população. Segundo o SENAR, Serviço Nacional de Atividade Rural, 95% dos incêndios florestais são causados pelo homem. “Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura já instalamos Brigadas de Incêndio Rurais no Citrus Pomar São Jorge, na antiga Fazenda Ipê e no Morro Azul onde precisaremos retornar o assunto”, contou a Coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Cavallaro. “O objetivo, além de prevenir e combater, é conscientizar a população local para que não realize queimadas”, finalizou.

Fonte: Assessoria de imprensa /Prefeitura Municipal de Itatiba