Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado na Praça da Bandeira

Na quarta-feira (5), milhares de itatibenses compareceram à Praça da Bandeira para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Comemorada em todo o mundo após resolução criada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 1976, a data celebra o Meio Ambiente e a Biodiversidade mas, acima de tudo, serve para conscientizar a população sobre a importância de se preservar a natureza e ser autossustentável.

“Quero cumprimentar todas as secretarias participantes, as instituições da sociedade civil que também se engajaram para celebrar essa data tão importante e, em especial, a Secretária Dorothéa Monteiro que desde a década de 90 vem implantando em Itatiba o significado de se comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente”, disse o Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

O Prefeito salientou ainda a necessidade de se conscientizar a população para a realização de boas práticas relacionadas à preservação do Meio Ambiente. “Acima de tudo, é um dia para se fazer uma reflexão. Há dois anos, mais de 350 pontos de descarte irregular existiam na cidade. Para mudar esse quadro, reativamos o Cata Bugiganga e passamos a incentivar os cidadãos a usarem ainda mais nossos cinco Ecopontos. Não há desculpas para se jogar lixo nas ruas de Itatiba”, completou.

Atualmente em 14º lugar no ranking estadual do Município VerdeAzul, programa do Governo do Estado de São Paulo que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios, Itatiba é referência na região quando o tema é política de preservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade. O resultado se deu por meio dos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura que, no Dia Mundial do Meio Ambiente, foram apresentados nos estandes e barracas abertos ao público.

“Em 2016, estávamos na 123ª posição e hoje estamos no 14º lugar entre os seiscentos e quarenta e cinco municípios do Estado de São Paulo. Isso significa que somos uma cidade com desenvolvimento sustentável, segundo avaliação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo”, disse a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, Secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba. “Nossa missão agora é manter as ações e sempre buscar a inovação através de novos projetos como o Plano de Controle de Processos Erosivos, pioneiro no Brasil”, contou.

Para a Secretária, a celebração deste dia é importante para potencializar ainda mais as ações de preservação da biodiversidade e da natureza, pois mobiliza a sociedade e as instituições civis para auxiliar a Administração Pública nesse sentido. “Desde 1994 comemoramos esse dia. Portanto, há 25 anos damos a importância devida a essa data tão significativa. Somente nesse ano, cresceu 30% a participação de instituições da sociedade civil em relação ao ano passado. Só não tivemos mais parceiros participando por causa do pouco tempo”, explicou.

Outro tema em evidência durante o evento, foi a agenda sustentável criada pela ONU em 2015 que estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O tratado, firmado em Assembleia Geral com a presença de 150 líderes mundiais, firmou 17 diretrizes que devem ser implantadas pelos países através de suas cidades até 2030. Itatiba, signatária do Programa Cidades Sustentáveis que aderiu às 17 ODS, já está trabalhando para cumprir esses objetivos com centenas de programas das Secretarias Municipais em andamento e que podem ser conhecidos acessando http://www.itatiba.sp.gov.br/ods/.

A comemoração na Praça da Bandeira contou também com a doação de quase seis mil mudas de árvores exóticas, frutíferas, ornamentais, temperos e plantas medicinais, ponto de captação de CDs e garrafas PET pelo Fundo Social de Solidariedade para a confecção da Vila Natalina com produtos recicláveis no final do ano, além de exposições, oficinas, apresentações musicais, apresentações de alunos de escolas municipais, uma visita guiada pelo local promovida pelo CEAI – Centro de Educação Ambiental, uma feira orgânica e a doação de Animais promovida pela Cobema em parceria com as Protetoras e Voluntárias da Causa Animal de Itatiba.

Participaram do evento além da Administração Pública de Itatiba e das Secretarias Municipais, o Fundo Social de Solidariedade, a Cooperativa Reviver, a ONG Jappa, a ONG Associação Mata Ciliar, a URI (Usina de Reciclagem de Itatiba), a ASCAI (Associação de Caçambeiros de Itatiba), a ONG Veca, o Santuário Animal Sente, a SABESP, o Consórcio PCJ, a Defesa Civil de Itatiba, o Corpo de Bombeiros, a COBEMA, as Protetoras e Voluntárias da Causa Animal de Itatiba e a Universidade São Francisco, responsável por uma das melhores notícias do dia: a assinatura de um acordo de cooperação com a Prefeitura de Itatiba para realização de diagnóstico e elaboração de plano de recuperação ambiental da sub-bacia do Ribeirão Jacaré.

Fonte: Assessoria de imprensa /Prefeitura Municipal de Itatiba