Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado na Praça da Bandeira nesta terça-feira (05)

Na última terça-feira (05) a Praça da Bandeira foi palco de mais uma grande comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Diversas ações aconteceram simultaneamente e o Itatibense compareceu em peso para pegar a sua muda frutífera, ornamental, medicinal e de temperos.

No Programa Município Verde Azul Itatiba saltou para a 17º posição em todo o Estado de São Paulo. A Secretária de Meio Ambiente e Agricultura Dorothéa Monteiro agradeceu a participação de diversas Secretarias da Prefeitura e os grandes parceiros nesta ação de conscientização e reflexão ambiental salientando que é um trabalho de muito amor e carinho oferecido para a população de Itatiba: “Estamos na parte central da cidade, hoje é o dia em que as informações estão mais acessíveis e disponíveis para a população, além da doação das 5 mil mudas de plantas. Estamos sensibilizando através da informação e mais do que isso, se a pessoa trouxer uma garrafa PET levará três mudas de plantas ao invés de duas, pois estamos em uma ação conjunta com o Fundo Social de Solidariedade de Itatiba já na arrecadação para a construção da Vila Natalina, ou seja, a colaboração é ‘duplamente”, pois contribui com a preservação do meio ambiente retirando esta PET de um lugar inadequado”, diz.

O Prefeito de Itatiba Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira diz que esta comemoração faz parte da memória itatibense sendo uma tradição que todo munícipe deve manter. Relembrou uma passagem de sua infância quando aos 9 anos ganhou uma muda de Ipê Branco também uma ação do Dia Mundial do Meio Ambiente na Praça da Bandeira e até hoje a árvore continua na calçada de sua residência sendo tratada pelo seu pai.

 O Dia Mundial do Meio Ambiente teve participação da Guarda Municipal Ambiental de Itatiba que durante a exposição o que mais chamou a atenção da criançada foi a Onça Anhanguera, atropelada há 7 anos na Via Anhanguera, por isso foi batizada com o nome da Rodovia.

Participaram também do evento: ONG Jappa, Ecoponto e Aterro Sanitário, Feira de Orgânicos do Sítio Santa Rita,Programa Rio Atibaia Vivo, Educação Ambiental,Proteção e Defesa Civil, Vigilância em Saúde, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Esportes, Secretaria de Ação Social, Fundo Social de Solidariedade, Universidade São Francisco, Cooperativa Reviver, Associação dos Engenheiros e Abrigo Pitukinha Instituto de ajuda aos animais.

Reportagem: Daniele Marzano