Dia Internacional da Síndrome de Down tem palestra sobre cuidados e inclusão

O Dia Internacional da Síndrome de Down reuniu professores da rede municipal de ensino no Auditório do Centro Administrativo, Prefeito “Ettore Consoline”. A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, realizou a palestra com o tema: “Nada é mais deficiente que o preconceito, nada é mais eficiente que o amor”, com a psicopedagoga Sueli de Moraes Tuon. O objetivo foi fazer uma reflexão sobre um novo olhar para a inclusão dos alunos com Síndrome de Down, nas salas de aula, inspirado no tema da ONU para 2019, “Não deixe ninguém para trás”.

“O objetivo dessa palestra de hoje é reflexão. É fazer com que as pessoas pensem nessa inclusão com ainda mais cuidado, num novo olhar, trazendo novas ideias e diretrizes pra que principalmente a criança esteja inserida no ambiente escolar, na sala de aula sem bullying, com o máximo de cuidado daquilo que ela é capaz de desenvolver nas atividades escolares, e que ela possa se sentir acolhida e bem”, ressaltou a psicopedagoga Sueli.

Os participantes foram recepcionados ao som do violino, com a professora do Conservatório Municipal, Giovana Rela. Além das professoras, estiveram presentes no evento a primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Ap. Lopes de Oliveira e Kelly Vigato, responsável pelo CAEPI, Centro de Atenção Educacional, Psicossocial e Inclusivo da Secretaria da Educação.

O dia 21 de março foi escolhido para marcar a celebração mundial pelo fato de a Síndrome de Down ser uma alteração genética no 21º par de cromossomos. Segundo dados do IBGE, o Brasil possui uma população de cerca de 350 mil pessoas com Síndrome de Down. Durante a palestra, foi explicada ainda a importância da compreensão de que essa Síndrome não é uma doença, e sim, uma condição inerente à pessoa.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Itatiba, tem 298 alunos com diagnósticos de síndromes. Desses, 16 possuem Síndrome de Down e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. “Os alunos frequentam nossa rede normalmente. Todos esses alunos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, do CAEPI, com psicólogas, fonoaudiólogas, psicopedagogas, fisioterapeutas e assistentes sociais, que os acompanham em todas as nossas escolas”, destacou Anderson Sanfins, Secretário de Educação.

Fonte do Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba
Crédito das Fotos: Leandro Dias – PMI