Dia de Reis

Vimos sua estrela no oriente
Viemos Adorá-lo!

Somos os Reis Magos, trouxemos Ouro, Incenso e Mirra para manifestar a Realeza do nosso Deus… Curiosidade

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente”(Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três (Reis) Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”. A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar.

Nesta data, ainda , encerram-se para os católicos os festejos natalinos – sendo também o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte, são retirados todos os enfeites natalinos.

No Brasil, as conhecidas Folias de Reis visitam as residências cantando músicas relativas ao evento.

Na Espanha, neste dia as crianças recebem os presentes de Natal, porque, de acordo com a tradição cristã, os Reis Magos é que trazem as prendas (e não Papai Noel). Lá é estimulada a tradição de se deixarem sapatos na janela com capim antes de dormir, para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retornar viagem. Em troca, os Reis Magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim, ao acordarem.

Também é tradição, neste dia, comer o Bolo de Reis. Na maioria das cidades espanholas, existe um desfile com carros alegóricos iluminados e a presença dos três reis magos, que, quando passam, distribuem balas e chocolates para as crianças

Fonte do texto: Paróquia de São Bento e Nossa Senhora de Rosa Mística

Foto: Reprodução Internet