Defesa Civil de Itatiba alerta sobre cuidados no tempo seco

Município está a 0,5% do estado de atenção sem previsão de chuva para os próximos dias

A Defesa Civil (DC) de Itatiba faz um alerta à população diante do tempo seco. Neste início de semana, a Umidade Relativa do Ar (URA) está baixa, com mínima de 21,5%. Hoje (07/08) Itatiba chegou a registrar 21,6%. O alerta é devido à proximidade do estado de atenção, que se configura quando a URA está a partir de 21%.
“Já estamos na Operação Estiagem e fazemos este alerta porque a URA vai estar baixa. Até o momento, a previsão é de que ficaremos sem chuvas nesta semana”, ressaltou a coordenadora da Defesa Civil municipal, Leila Recaman Cavallaro.
Além do ar seco, Itatiba também está com altas temperaturas – às 16h50 desta segunda (07/08), Itatiba registrou a 31°C. Não há previsão de chuvas para os próximos dias. Nessa configuração, o risco de incêndios também é grande. Assim, toda e qualquer possibilidade de queimadas deve ser evitada. “Diminuiu muito na cidade, mas ainda temos pontos de fogo provocado, que pioram a condição do ar”, frisou Leila. Ao ver algum foco de fogo, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente via 193.

De olho na saúde
Durante a estiagem, os problemas respiratórios tendem a aumentar, afetando mais os idosos e as crianças. “Recomendamos evitar a prática de esportes nos períodos do ar mais seco, principalmente à tarde, assim como evitar também parquinhos com areia para as crianças, além de se hidratar bastante pela elevação das temperaturas”, alertou a coordenadora da DC.
O cuidado extra à hidratação é válido durante todo o dia – principalmente crianças e idosos, que desidratam mais rápido. Os bichinhos de estimação também devem ter água fresca sempre à disposição.
“Contamos com a colaboração de todos para manter a qualidade de nosso ar e nossa saúde! Compartilhe essas importantes informações com amigos e conhecidos. Vamos juntos nos cuidar e evitar incêndios em nossa Itatiba!”, incentiva o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

Cuidados em dias de baixa umidade:
-Hidrate-se: não substitua água por bebidas alcoólicas
-Umedeça o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água
-Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco
-Use soro fisiológico nos olhos e narinas
-Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas, pelúcias, etc.
-Evite acender fogueiras ou realizar qualquer tipo de queimada.
Fonte: Defesa Civil de SP

Crédito: Divulgação/PMI