Cultivo de caqui movimenta 7 milhões de reais em Itatiba

A Festa do Caqui e Cia. de Itatiba é responsável por movimentar o agronegócio da cidade. Itatiba colhe, em média, 5 mil toneladas do fruto todos os anos entre os meses de março, abril e maio, sendo o mês de abril o mais forte de produção. Quatro espécies são cultivadas na cidade: Fuyu, Taubaté, Guiombo e Rama Forte, este último o líder de vendas no mercado e de maior aceitação no mercado interno.

Em Itatiba, o cultivo da fruta movimenta na economia local R$ 7 milhões e gera empregos diretos e indiretos. Somente no ano passado, foram comercializados na Festa do Caqui e Cia. cerca de 19 toneladas de caqui e 5 toneladas de outras frutas, num total de R$ 68 mil reais em vendas diretas aos visitantes do evento.

Na edição de 2019 da Festa do Caqui e Cia. 20 expositores que vão comercializar variedades de caqui e outras frutas como goiaba, atemoia, pitaia, uva. Também itens como pães, bolachas, bolos artesanais, frutas desidratadas, produtos orgânicos, vinhos, sucos, geleias e doces serão vendidos. No total são 16 produtores de Itatiba, 2 produtores de Jundiaí e 2 de Louveira. Como de costume, nos domingos da Festa do Caqui e Cia., será realizado um grande leilão com as frutas que ficaram em exposição, momento em que todos os participantes do evento terão a oportunidade de adquirir e saborear as melhores frutas que os produtores do município têm a oferecer. Toda a renda arrecadada no leilão é destinada para a realização do evento de entrega dos troféus aos produtores que se destacaram na exposição da festa, que acontece posteriormente à festa.

O caqui é uma paixão nacional, mas de brasileiro tem muito pouco. Originário da China e do Japão, o caqui se deu muito bem em Itatiba devido ao clima e solo favoráveis da região. É uma fruta rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno, além de possuir fibras e conter grande quantidade de frutose.

STAND MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA

Para a 16ª Festa do Caqui e Cia. a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente preparou uma série de ações, entre elas a distribuição gratuita de 7 mil mudas de temperos, plantas medicinais, hortaliças e de árvores ornamentais e frutíferas, produzidas no Viveiro Municipal da Prefeitura, como: coentro, salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, ipê, romã, pitangueira, jabuticabeira, entre outras.

Em seu stand estão programadas oficinas, mini palestras, tira-dúvidas e encontros orientativos sobre meio ambiente, além de visitas monitoradas no Parque da Juventude. As pessoas que estiverem interessadas em participar dessas atividades, deverão comparecer ao stand da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com 10 minutos de antecedência do assunto de interesse. Veja abaixo a programação da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura:

06/abril (sábado)

10h30 – Visita monitorada no Parque: O Impacto das Atividades Humanas e as Mudanças Climáticas (com a Educadora Ambiental Jezabel Fernandes)
11h – Mini palestra: Para onde vai seu lixo (com o os Engenheiros Ambientais Dennis Lai e Vinícius Criscuolo)
11h30 – Oficina: Cultivo básico de orquídeas (com a produtora Tereza Leardini)
15h – Mini palestra: Benefícios da Arborização Urbana (com a Engenheira Agrônoma Camila Cenciani)
19h – Oficina: Cultivo básico de orquídeas (com a produtora Tereza Leardini)

07/abril (domingo)

10h30 – Visita monitorada no Parque: Biodiversidade (com o Biólogo Pedro Carvalho)
11h – Mini palestra: Responsabilidade compartilhada dos resíduos (com o os Engenheiros Ambientais Dennis Lai e Vinícius Criscuolo)
11h30 – Oficina: Cultivo básico de orquídeas (com a produtora Tereza Leardini)
16h – Oficina: Cultivo básico de orquídeas (com a produtora Tereza Leardini)

13/abril (sábado)

11h – Tira dúvidas: Lâmpadas, pneus, óleo, o que fazer? (com o os Engenheiros Ambientais Dennis Lai e Vinícius Criscuolo)
11h30 – Oficina: Cultivo básico de orquídeas (com a produtora Tereza Leardini)
12h – Mini palestra: Benefícios da Arborização Urbana (com a Engenheira Agrônoma Cláudia Zago)
16h – Visita monitorada no Parque: O Impacto das Atividades Humanas e as Mudanças Climáticas (com a Educadora Ambiental Jezabel Fernandes)
19h – Oficina: Cultivo básico de orquídeas (com a produtora Tereza Leardini)

14/abril (domingo)

10h30 – Visita monitorada no Parque: Biodiversidade (com o Biólogo Pedro Carvalho)
11h – Mini palestra: A importância das Áreas de Preservação Permanente – APPs (com a Agente Fiscal Ambiental Marina Simplício)
11h30 – Oficina: Cultivo básico de orquídeas (com a produtora Tereza Leardini)
15h – Tira dúvidas: Dicas para Adoção de Praças Públicas (com a Engenheira Agrônoma Cláudia Zago)
16h – Dicas: Como reduzir seu IPTU com o Uso Racional da Água (com a Agente Fiscal Ambiental Daniele Szoke)
17h – Oficina: Cultivo básico de orquídeas (com a produtora Tereza Leardini)

COORDENADORIA DO BEM-ESTAR ANIMAL

Iniciando seus trabalhos, a COBEMA (Coordenadoria do Bem-Estar Animal) estará presente na Festa do Caqui com um stand que contará com exposição de fotos dos cães e gatos que poderão ser adotados; inscrição de protetoras independentes e demais pessoas que queiram colaborar de alguma forma com a causa animal; esclarecimentos sobre como proceder em casos de maus tratos, quando presenciado; demais esclarecimentos relacionados a causa animal e apresentação das primeiras ações que a COBEMA já realizou desde sua criação.

COLETA SELETIVA NA FESTA DO CAQUI

Este ano a Prefeitura estará novamente atuando na questão dos resíduos sólidos, focando na coleta seletiva em parceria com a Cooperativa Reviver. O trabalho irá abranger orientações de educação ambiental, separação de material e o descarte correto dos resíduos.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba