Cresce quitação de dívida no balanço do SCPC de setembro da Aicita

O balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) referente ao mês de setembro mostra que cresceu o total de dívidas quitadas. Isso porque teve alta o índice de cancelamentos, que diz respeito aos CPFs que deixaram de fazer parte da lista de devedores.
A alta é de 2,1%, passando dos 235 em agosto para os 240 em setembro. O total do nono mês de 2020 é o valor mais alto do ano até então. Para mais um mês durante a pandemia, o resultado é motivo de comemoração.

Na lista
Já os nomes que entraram para a lista de devedores estão no índice de inclusão, que teve queda e que, por isso, também merece destaque. Passamos de 380 em agosto para 370 em setembro, resultando na diminuição de 2,6%.
Se comparado o índice atual com o do mesmo período do ano passado, a diminuição de novos endividados salta para 40% – já que em setembro de 2019 este número foi de 622 CPFs negativados.

Dia das Crianças
Por fim, o índice de consultas sofreu leve queda, de 1,9%, passando de 5.573 em agosto para 5.467 em setembro. Mesmo assim, este resultado fez de setembro o terceiro mês com melhor desempenho neste balanço, atrás apenas de julho, com 5.884 consultas, e o próprio agosto, que também foi superior.
Esta queda pode ter sido leve com a realização nacional da Semana Brasil, movimento de promoções apoiado pela Aicita e por sua Federação, a Facesp, pelo Dia da Independência. Mesmo com a pandemia, o número deste ano é superior ao de setembro de 2019 (4.157) em 31% nas consultas.
A Aicita continua com a campanha para o novo normal, Itatiba Eu Compro Com Segurança Aqui, e agora foca no Dia das Crianças, a ser celebrado na segunda, dia 12 de outubro. Embora o Dia das Crianças não seja a data mais importante do calendário comemorativo comercial, é importante principalmente para os segmentos de brinquedos e roupas infantis.
A pandemia pode ter efeito na data: os pais podem ter ainda mais interesse em presentear as crianças e permanecerem em casa do que oferecer passeios neste momento. De toda forma, ressalta-se a importância de manter as regras de segurança, focando no uso de máscara, de álcool em gel e no distanciamento social.

Texto: Tatiana Petti