CRAS realizam debates no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Para marcar a data do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a Prefeitura de Itatiba, através dos CRAS, realizou em 12 de junho, uma programação de discussão sobre trabalho infantil. Este ano a Campanha é denominada “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar” e, segundo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a data tem como objetivo sensibilizar e propor reflexão de toda a sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.
A coordenadoria dos Centros de Referência espalhados pelo município de Itatiba organizaram junto as equipes, uma roda de conversa com pais e filhos, apresentação de vídeos informativos como o “Meia Infância”, que explica a influência do Trabalho Infantil no Brasil hoje e, ao final, uma entrega de lanches saudáveis e kit básico escolar (caneta, lápis e borracha) que reforçam simbolicamente a importância da boa alimentação e do estudo no processo de crescimento da criança.
A programação faz parte também da adesão do Programa Prefeito Amigo da Criança, que busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
“O trabalho infantil é um tema sério, que abordamos em diferentes frentes. Criança tem que brincar e se desenvolver ludicamente, aproveitar ao máximo esse período tão especial. Criança que brinca, que tem uma boa infância, tende a se tornar um adulto melhor, um cidadão comprometido. É fundamental que se denuncie a suspeita de trabalho infantil. É nosso dever enquanto cidadão zelar por aqueles que são o nosso futuro”, destacou o Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.
A Prefeitura de Itatiba alerta a população para que se atentem a possibilidades de situações de exploração infantil e que denunciem no DISQUE 100 ou CRAS e CREAS mais próximos, pois trazendo tais práticas ao conhecimento dos órgãos responsáveis, um trabalho de prevenção e proteção a infância poderá ser realizado.

Fonte: Assessoria de imprensa /Prefeitura Municipal de Itatiba