Conselho da Assistência Social é eleito para biênio 2022-2024

Reunião aberta à população será em 09/11 na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda

Ontem, quinta-feira (27/10), a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, recebeu a posse de 24 membros do Conselho Municipal de Assistência Social para o biênio 2022-2024.

Este é um conselho voluntário e paritário, para que não exista diferenciação de categorias, formado por seis representantes e seis suplentes do Poder Público e da sociedade civil, formado por associações, entidades, usuários da assistência social e trabalhadores da área.

“Cabe a nós e a este Conselho, como o próprio nome diz, aconselhar e pensar conjuntamente como desenvolver as questões relativas a eles nos próximos meses e anos. Parabéns a quem saiu, que fez um grande trabalho, e sucesso para os que assumem. Vamos trabalhar juntos. A responsabilidade para pensarmos em políticas públicas é enorme e compartilhada. É olhar a atualidade e resolver os problemas”, comentou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira durante a posse.

“Agradecemos aos que têm entendido nosso trabalho, de buscar soluções dentro da realidade, como a administração municipal tem feito através das unidades de Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] e Cras [Centros de Referência de Assistência Social], também valorizando e dando suporte para as entidades trabalharem. Que juntos possamos encontrar soluções e, com nosso respaldo, direcionar um bom caminho”, salientou o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno.

Mesa diretora

Após a posse, a secretária-executiva do Conselho, a assistente social Maria Lígia Baptistella Cabral, deu prosseguimento com a eleição da mesa diretora, que ficou assim constituída: presidente – Fernanda de Moraes Michelini; vice-presidente – Daniela Fidencio; primeira-secretária – Andreza de Almeida Garrido e segunda-secretária – Alessandra Rodrigues.

“Este conselho dará continuidade ao trabalho do biênio anterior dentro da política de assistência social – tanto com as entidades quanto nos Cras e Creas do município, junto aos profissionais e à população atendida. Vamos gerir a política municipal de assistência social”, comentou a presidente eleita, que soma 25 anos de atuação na área, sendo oito como coordenadora do Creas e, agora, na própria Secretaria de Ação Social.

Com reuniões mensais, a próxima está agendada para 09/11, às 8h30, na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda – ao lado da rodoviária – e é aberta ao público; sem direito a voto, este cabe exclusivamente aos membros eleitos do Conselho.

Conselho Municipal de Assistência Social – biênio 2022/2024

Representantes do Poder Público

Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda: Fernanda de Moraes Michelini (suplente Evelise Renata Fernandes Alves Salomė)

Secretaria da Saúde: Andreza de Almeida Garrido (suplente Elisangela Trindade)

Secretaria da Educação: Gabriela Simioni (suplente Aliny Barbosa Pedrolli)

Secretaria dos Negócios Jurídicos: Patricia Moreton de Souza (suplente Diego José de Freitas)

Secretaria de Finanças: Glaucia Angelon Dian Gonçalves (suplente Marcela Tuon Minutti-Lay)

Fundo Social de Solidariedade: Maria Inês Fattori (Andrea de Oliveira da Silva)

Representantes da Sociedade Civil

2 de entidades e organizações de assistência social: Maria Iracema Rodrigues Ferreira (suplente Israel Petti) e Daniela Fidencio (suplente Margareth Marques Barroso)

2 de usuários e/ou organizações: Ana Maria Medeiros (suplente Ema Carolina Zanelli Marciano) e Amanda da Cruz (suplente Magali Cristina Marquette)

2 de trabalhadores na área da assistência social ou afins: Alessandra Rodrigues (suplente Debora dos Santos) e Laodicéia José dos Santos Lima (suplente Daiani Bartolomeu Ubinha)

Crédito: Comunicação/PMI