Confira as ações realizadas durante a Semana Lixo Zero

A Semana Lixo Zero aconteceu em Itatiba com ações voltadas à preservação do Meio Ambiente. Entre os dias 18 e 25 de outubro, diversos eventos de conscientização sobre a importância da sustentabilidade foram realizados no município.

A Semana Lixo Zero tem o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas, seja por meio de organizações públicas ou privadas, para que elas adotem o ‘Conceito Lixo Zero’ que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. Por isso, Itatiba aderiu voluntariamente ao movimento”, disse a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.

No dia 18 de outubro, o teatro Ralino Zambotto recebeu a cerimônia de abertura da Semana Lixo Zero. A plateia, formada por alunos da rede municipal de educação, servidores municipais, trabalhadores do Requalifica e moradores de Itatiba, assistiu à peça “Lixo Zero” encenada pelos alunos da EMEB Sônia Rita. Ainda durante a abertura, foi apresentado ao público o vídeo “Água: meu bem compartilhado”, produzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que está entre os finalistas do concurso Projeto Gota D’Água promovido pela ARES PCJ.

“Essa iniciativa busca conscientizar as pessoas que devemos reduzir a produção de lixo, separando materiais reciclados, não jogando lixo nas ruas e terrenos. Esse trabalho é imprescindível nas escolas, contando com a participação dos alunos para uma cidade limpa e consciente. O evento foi grande sucesso com participação das escolas públicas municipais, do Requalifica e uma belíssima apresentação teatral dos alunos da EMEB Sonia Rita”, comentou o Secretário Municipal de Educação, Anderson Sanfins.

A cerimônia contou ainda com uma novidade apresentada pela ONG JAPPA: o primeiro super-herói itatibense, o Zé do Rio. O personagem é a figura principal do gibi sobre o meio ambiente que em breve será lançado oficialmente para o público em geral.

No dia 19 de outubro, moradores do Condomínio Itaembu receberam uma palestra sobre resíduos sólidos, reciclagem e sustentabilidade ministrada pelo Engenheiro Ambiental Vinícius Criscuolo, assessor da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

Dia 21 de outubro, foi a vez do CRAS do Porto Seguro receber uma palestra sobre conscientização ambiental. Na ocasião, aproximadamente 90 pessoas participantes do Bolsa Família foram conscientizadas pela Educadora Ambiental Jezabel Miriam de Azevedo sobre a importância da preservação do Parque do Camatta com enfoque em resíduos sólidos.

Também no dia 21, alunos dos cursos de Elétrica e de Pedreiro do Centro de Formação Profissional “Domingos Franciscon” participaram de uma conversa com o senhor Julio Cesar de Oliveira, representante da Ecotronics, empresa parceira da Prefeitura na coleta de resíduos eletroeletrônicos.

Hoje parece que há a necessidade de se comprar um eletroeletrônico todos os dias. Muitos de nós temos um eletroeletrônico que não usamos mais e não sabemos o que fazer com eles, nem como podemos descartá-los”, comentou Julio. “Cada resíduo tem sua cadeia de reciclagem que precisa ser praticada. No caso dos resíduos eletroeletrônicos, muitos dos metais que os constituem, devem ser reciclados e utilizados em novos produtos e tecnologias, já que vêm de fontes finitas”, completou. 

Câmara Municipal de Itatiba também recebeu uma das ações da Semana Lixo Zero. No dia 22 de outubro, funcionários, assessores e o público em geral acompanharam a apresentação e aplicação do Projeto Recicle Seus Hábitos. Mais uma vez, o Engenheiro Ambiental Vinícius Criscuolo apresentou aos presentes a importância da sustentabilidade e da reciclagem de resíduos. Como resultado, coletores de resíduos recicláveis foram instalados em toda a casa legislativa.

Dando prosseguimento aos trabalhos, dia 24 de outubro no auditório da Universidade São Francisco, alunos de Engenharia Civil e professores participaram de uma palestra sobre Resíduos da Construção Civil. Durante a exposição realizada pelo Engenheiro Ambiental Dennis Lai, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e pela Engenheira Ambiental Virgínia Minutti, representando a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, os participantes receberam informações sobre a gestão municipal dos Resíduos da Construção Civil e seus impactos ambientais e sobre a ética do profissional e novas tecnologias para os Resíduos da Construção Civil.

A Semana Lixo Zero encerrou seus trabalhos no dia 25 de outubro, com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura dando início ao diagnóstico do uso de papel no Paço Municipal. A medida tem como objetivo verificar os locais de alta geração de consumo de papel e derivados e propor medidas de redução ou reutilização deste material.

Fonte do texto e crédito das fotos: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba