Conferência Municipal de Saúde reúne propostas que serão levadas à macrorregião

Evento reuniu mais de 100 pessoas no Teatro Ralino Zambotto no último sábado (04/03)

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde de Itatiba e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no sábado (04/03) a 7a. Conferência Municipal de Saúde via Programa Inova Saúde, no Teatro Ralino Zambotto. Com o tema nacional Amanhã Vai Ser Outro Dia! – Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia, o evento reuniu mais de 100 pessoas com participação ativa – representantes de diversas regiões do município.
A base da discussão foram as propostas fruto de 12 pré-conferências realizadas em fevereiro nos postos de saúde, abrangendo cerca de 180 pessoas entre profissionais e usuários das unidades, que reuniram sugestões para melhoria nos serviços da área.
As diretrizes serão encaminhadas à regional de Saúde na Conferência Macrorregional, que será realizada de forma online no próximo dia 18. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), os 19 municípios levarão oito diretrizes que se somarão e serão novamente priorizadas – duas por cada um dos quatro eixos – e encaminhadas para a etapa Estadual, onde mais de 600 municípios farão o mesmo processo.
Os quatro eixos temáticos são: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
Propostas
Das propostas debatidas que serão levadas à reunião macrorregional estão temas que dependem dos governos estadual e federal, além de sugestões como aumentar o investimento em ações às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ampliar o fornecimento de material educativo sobre DST/Aids ao público LGBTQIAP+, com foco na inclusão, entre outros temas relevantes.
Representantes eleitos
Ao final da Conferência, foi realizada a eleição dos delegados, como são chamados os representantes, para etapa Macrorregional da Conferência do dia 18/03, quando votarão as diretrizes que seguirão para a Etapa Estadual. Foram eleitos delegados e suplentes nos segmentos: trabalhador – Roberto Martins de Oliveira (suplente Celiane Cristina Caldeira); gestor – Rosângela Santos Oliveira (suplente Caroline Martins Pereira Lima); e usuário da saúde pública – Gilberto Máximo, Márcio de Lucca e Meire Laurentino de Melo (suplente Luiz Antônio Pereira Brito).
Ainda foi realizada uma palestra, a pedido do Conselho Municipal – que possui 16 titulares e se reúne mensalmente toda última quinta-feira do mês – sobre tecnologia aplicada na saúde municipal, com Felipe Ribeiro e Magno Cirino, ambos analistas com atuação em implantação e informatização de sistemas – principalmente no foco na integração entre pontos de Saúde para troca de informações.

Crédito: Renato Jr/PMI