Condema se reúne para analisar ações do Município VerdeAzul

Na última segunda-feira (22) os interlocutores da Prefeitura Municipal de Itatiba apresentaram ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) os status de atendimento das dez Diretivas do Município VerdeAzul. A reunião, que aconteceu no auditório principal do Paço Municipal Prefeito Ettore Consoline, contou com a presença de Secretários Municipais, representantes da Administração Pública, Conselheiros do CONDEMA, além de representantes de todas as Secretarias Municipais que formam a Comissão do Programa Município VerdeAzul.

“A participação dos conselheiros no processo de desenvolvimento e realização das ações é muito importante já que almejamos a preservação ambiental em nosso município e desejamos continuar bem posicionados no ranking estadual do Município VerdeAzul”, disse a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura e Presidente do CONDEMA, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.

No ranking estadual do MVA, Itatiba subiu da 123ª posição em 2016 para a 17ª em 2017 alcançando a 14ª colocação em 2018 após receber a nota 90,43 correspondente ao Índice de Qualidade Ambiental. A expectativa para 2019 é que a posição seja ao menos mantida, embora neste ano, a tarefa seja mais desafiadora. “Estamos animados com a possibilidade de alcançarmos posições melhores em 2019. Trata-se de um grande desafio pois, a cada ano que passa, os municípios estão mais empenhados na obtenção desta certificação”, explicou Dorothéa.

Em 2018, apenas 76 municípios chegaram à fase de certificação. Neste ano, 163 municípios, além de Itatiba, já receberam o Certificado de Qualificação do Município Verde Azul e agora aguardam a certificação que ocorrerá no final do ano no Palácio do Governo do Estado de São Paulo.

Além da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que coordena o processo por meio dos interlocutores Rogério Henrique Selicani e Thais Polezel Franco de Camargo, representantes das demais secretarias também participam desse trabalho, formando um grupo multidisciplinar que atende as mais de oitenta ações que fazem parte das Diretivas.

O MUNICÍPIO VERDE AZUL

O Município VerdeAzul é um programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo que trabalha a elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas.

O município encaminha aos técnicos do MVA suas 85 ações subdivididas em 10 diretivas (eixos temáticos) do Programa e, de acordo com a nota alcançada que corresponde ao Índice de Qualidade Ambiental, é qualificado para a certificação.

As dez diretivas onde as ações avaliadas pelo Município VerdeAzul devem estar fundamentadas são: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Após a certificação, os municípios passam a ter o direito de utilizar a logomarca oficial do programa agregando valor à imagem de qualidade ambiental, contribuindo para enriquecer as transações comerciais de seus produtos sendo um atrativo para novas empresas se instalarem na cidade.

Fonte: Assessoria de imprensa /Prefeitura Municipal de Itatiba