Comitiva amazonense visita Itatiba para troca de conhecimento sobre sistema de segurança

Manaus, capital do Estado, utiliza monitoramento de câmeras semelhante ao itatibense

Na última sexta-feira, 11/02, Itatiba recebeu a visita de uma comitiva do Estado do Amazonas (AM), que veio à cidade para ampliar o conhecimento em relação ao sistema de monitoramento utilizado no município. Estiveram presentes o secretário estadual de Segurança Pública, Carlos Alberto Mansur; o secretário adjunto de Inteligência, Jorge Gonçalves; e o comandante geral da Polícia Militar, Vinicius Almeida.

Manaus, capital amazonense, utiliza o mesmo sistema de monitoramento de câmeras de Itatiba. “Nós somos praticamente pioneiros neste sistema que ficou conhecido como Olho Vivo”, diz o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Itatiba, Luís Antonio Henrique Pereira. Em Manaus, o sistema ganhou o apelido de Paredão.

Durante a visita, foi realizada uma palestra com representantes da empresa que desenvolveu e faz as atualizações do sistema utilizado no monitoramento de câmeras. Segundo o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Itatiba, essa troca de experiência é importante para o aprendizado mútuo.

“Manaus é uma capital com mais de 2 milhões de habitantes e possui desafios diferentes dos nossos. Mas mesmo assim, nós colocamos à disposição o nosso conhecimento técnico para a capital e para o Estado do Amazonas”, diz Pereira.

Atualmente, Itatiba conta com câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade e no monitoramento de locais públicos. Diferentes tipos de equipamento são utilizados, como aqueles que conseguem fazer a leitura das placas de veículos que passam pelo município.

Vale destacar que o sistema é integrado às outras cidades da região. Um veículo roubado em qualquer outro município próximo, por exemplo, pode ser apreendido ao entrar em Itatiba.

Crédito da imagem: Renato Jr.