Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental realiza primeira reunião 

Na terça-feira (14), a CIMEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental) se reuniu pela primeira vez no Auditório do Paço Municipal “Prefeito Ettore Consoline”. Titulares e suplentes representando setores da administração pública e instituições da sociedade civil compareceram à reunião para deliberar sobre o PMEA – Programa Municipal de Educação Ambiental.

No encontro, além da apresentação dos membros e suplentes da CIMEA, uma retrospectiva das atividades da Comissão bem como a explicação do seu âmbito de trabalho e propostas para futuras ações de Educação Ambiental foram apresentadas, abordadas e debatidas. “A CIMEA é extremamente importante para a execução do Programa Municipal de Educação. Ela representa as esferas pública e privada se reunindo regularmente para avaliar as ações de defesa do meio ambiente de Itatiba e também educar a população nesse sentido”, comentou Dorothea Monteiro, Secretária do Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba.

O PMEA, instituído através da Lei nº 5.133, de 26 de Setembro de 2018, e promulgada pelo Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, tem como diretrizes o desenvolvimento e abordagem de temas específicos que exerçam influência na qualidade de vida da população de Itatiba tais como a biodiversidade, o combate à poluição, a preservação de recursos hídricos, o consumo sustentável, o uso racional da água, a importância do saneamento básico, resíduos sólidos e arborização urbana.

Encontrar maneiras de atingir o público é o grande objetivo do PMEA. “Temos o público formal, que é aquele atingido nas escolas e teoricamente mais fácil de ser alcançado, e o público não formal, que precisa urgentemente ser alcançado pelas políticas de Educação Ambiental”, disse Jezabel Azevedo, coordenadora da CIMEA e responsável pela área de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba.

Para chegar nesse objetivo, programas e projetos como o Curso de Formação de Educadores Ambientais em Gestão Participativa, Horta Sabor e Saúde, Recicle seus Hábitos, Parque Vivo e Verde entre outros, são oferecidos à população, colocando Itatiba num contexto diferente dos demais municípios da região. “Graças a esses projetos, dentro da Região Metropolitana de Campinas, Itatiba está muito avançada em questões ambientais se comparada a outros  municípios”, afirmou Yáskara de Castro, que responde pela área de Educação Ambiental na Secretaria de Educação de Itatiba.

Presentes na reunião, os representantes da SABESP, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, OAB, Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, ETEC Rosa Perrone Scavone e Cooperativa Reviver se comprometeram em participar ativamente da Comissão para expandir o PMEA. “A Educação Ambiental é muito importante para todos os públicos e precisa ter um alcance maior. Inclusive na ETEC existem alunos que quase não têm contato com o meio ambiente”, disse Cristiano de Oliveira, diretor da ETEC Rosa Perrone Scavone. “A ETEC estará engajada nessa comissão contribuindo com qualquer ação que eleve o contato com o meio ambiente”, concluiu.