Chuvas: Obras de prevenção e de reparos são executadas nas zonas urbana e rural

Prefeito Thomás visita pontos em obras nesta quinta (16/03). Há desde tapa-buraco até reconstrução de ponte

Devido ao volume das chuvas que atingiram Itatiba entre a última sexta (10) e terça (14), as obras do programa Avança Itatiba desta semana foram remanejadas e focaram tanto na recuperação de pontos afetados pelas águas quanto naqueles em que estão sendo desenvolvidas medidas preventivas contra novos alagamentos.

O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira visitou nesta quinta (16) alguns pontos, conferindo a evolução das ações. “Essas obras de prevenção vão até o encontro com o Rio Atibaia e são necessárias para que as águas fiquem dentro da calha, evitando transtornos e prejuízos à cidade e à população”, disse, durante a visita. O que já vem sendo feito permitiu, nos últimos dois últimos temporais, que as águas escoassem rapidamente após os picos de chuva.

Hoje pela manhã, elas se concentravam na avenida Pedro Minutti, no Jardim Nossa Senhora das Graças – com a continuidade do alargamento das margens do Jacaré em que, posteriormente, será instalado também um muro de pedra. A medida ajuda que as águas fluam com maior rapidez, quando o Ribeirão sobrecarrega, evitando que se concentre em locais já conhecidos por alagamento a cada forte chuva.

Zona Rural

No local conhecido como “Ponte da Fazenda Alagado”, na Estrada Municipal Joaquim Antonio de Camargo Pires, o córrego Pinheirinho transbordou na última na última terça, levando parte de uma estrutura de concreto. Máquinas da Secretaria de Obras e Meio Ambiente trabalhavam nesta quinta na desobstrução da via, que ainda contava com muita lama.

Os próximos passos são o nivelamento e cascalho compactado. Ainda por lá, o mesmo ribeirão isolou acesso a outro ponto, o sítio Pacatu, liberado ontem. O córrego Pinheirinho é um dos que desembocam no Ribeirão Jacaré, local de obras preventivas.

A estrada municipal Nemésio Dário dos Santos, no Moenda, também está entre as que estão recebendo manutenção pós-chuva, com operação tapa-buracos. Amanhã, sexta, mais obras após chuvas serão executadas, como a limpeza do córrego que passa pelos bairros Parque da Colina e San Francisco.

Crédito: Mari Giro/PMI

Ver insights e anúncios
Turbinar publicação
Todas as reações:

6