Casa Rosa da Mulher realiza mais de 1.800 atendimentos em 2022

Números somam primeiros cinco meses de funcionamento do espaço, inaugurado em julho último

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), comemora uma expressiva marca nesta semana, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher – os mais de 1.800 atendimentos realizados só nos primeiros cinco meses de funcionamento da Casa Rosa da Mulher.

O espaço – criado com foco no acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade – foi inaugurado no começo de julho de 2022. Desde então, já realizou 1807 atendimentos, tanto individuais quanto em grupos.

Metade deste expressivo público participou de palestras e eventos realizados pela Casa Rosa, ampliando o acesso das mulheres de Itatiba à políticas públicas de suporte e empoderamento. São inúmeros eventos de conscientização voltados à conscientização de direitos, autoestima e rede de apoio, principalmente pelo fim da violência contra a mulher.

Entre os atendimentos individuais, as mulheres que buscaram a Casa Rosa no período receberam orientações de psicanalista, psicóloga, orientador social, podóloga e assistente social. Os atendimentos desde novembro passaram a ser duas vezes na semana. A eles, somam-se os atendimentos realizados por profissionais de bioalinhamento e consultoria financeira.

Já em grupos, há opções de arteterapia, constelação familiar, cromoterapia, cursos diversos, grupo de encontro, oficinas, roda de conversa, terapia corporal, workshop e zumba, tudo voltado ao bem-estar e ao aprendizado para geração de renda.

“Compromisso firmado em nosso Plano de Governo, o incentivo às políticas públicas para mulheres ganharam um ponto de centralização de ações com a criação da Casa Rosa da Mulher. Concebida para ser um Centro de Referência de Atendimento às Mulheres de Itatiba, a Casa Rosa só veio a somar com outras ações pontuais de apoio às mulheres que já eram realizadas por outras unidades do Fundo Social de Solidariedade de Itatiba”, destaca o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

Além da Casa Rosa, desde 2021 Itatiba ganhou também um espaço de abrigamento temporário para mulheres em situação de violência, anexo à Delegacia de Defesa da Mulher.

Ampliação

Devido ao sucesso nos atendimentos, a Casa Rosa da Mulher já iniciou 2023 com ampliação de sua sede, o prédio histórico em estilo arquitetônico veneziano conhecido como Casarão dos Selega, localizado no início da avenida Expedicionários Brasileiros.

Por conta das reformas de ampliação, temporariamente a Casa Rosa atende e realiza atividades em outra unidade do FSS, o Centro de Formação Profissional Domingos Franciscon, na avenida Marechal Deodoro – 434, Centro. Para ficar por dentro das atividades e marcar horário de atendimento, o contato é: 4524-5224.

Empoderamento e autoestima

A Casa Rosa promove o acolhimento e atendimento humanizado às mulheres, e que se consideram do gênero feminino, de todas as idades, vítimas ou não de violência doméstica. Uma equipe multidisciplinar faz acolhimento com orientações e encaminhamentos à rede socioassistencial, respeitando a individualidade e a privacidade da mulher.

Merece destaque o acompanhamento e apoio pós episódios de violência doméstica, formando uma grande rede de enfrentamento contra a violência doméstica, em parceria com voluntários e Ongs.

O projeto toda da Casa envolve as Secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda, de Governo, de Saúde, de Educação, de Esportes, de Segurança e Defesa do Cidadão, de Cultura e Turismo e de Negócios Jurídicos.

Crédito: Arquivo/PMI