Capoeira: Alunos dos CRAS realizam troca de faixas

Na manhã do último sábado (9), a Prefeitura de Itatiba através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda realizou a cerimônia de entrega de cordas para novos iniciados na Oficina de Capoeira promovida nos CRAS e também a troca de cordas para alunos já iniciados. O evento ocorreu no Centro de Convivência do Idoso “Ângela Lygia Parodi Scavone” contando com a participação de quase 80 alunos, e além de pais, familiares e amigos que prestigiaram o momento, e diversos outros mestres e capoeiristas de toda a região.

Oferecida pela Prefeitura e coordenada pelo Mestre Laércio Pedro da Silva, da Academia Flexibilidade e Força, a capoeira enquanto esporte e artes marciais é mais um objeto de integração entre as pessoas, sendo bastante utilizada para criação de vínculos sociais. Para que cada um recebesse sua promoção e respectivamente sua corda amarrada na cintura como simbolismo, foi necessário que os alunos “jogassem” com os mestres presentes. Foi uma cerimônia emocionante e contagiante realizada dentro de um círculo demarcado.

“Sem dúvidas foi um sucesso a entrega de cordas. As crianças do projeto da Ação Social, todos os presentes, pais e amigos gostaram e o mais importante nisso tudo foi ver a alegria das crianças, pois eles passaram o ano todo treinando e se dedicando para este grande dia. A capoeira não é só luta ou dança, mais que isso é uma arte que engloba diversas outras artes, história, cultura, ritmo, coordenação, artesanato e tem um poder grandioso de integração social”, disse o Mestre de Capoeira, Laércio.

A Secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Natalina Aparecida Delforno Alves dos Santos também marcou presença. “Foi maravilhoso ver o entusiasmo das crianças ao receberem suas cordas. Estavam vibrando e orgulhosas para mostrarem aos familiares o que aprenderam nas aulas. A capoeira é um excelente meio para o fortalecimento de vínculos, pois através dela se criam amizades e laços que perduram durante toda a vida. Além disso, fortalece o corpo, melhora a autoestima, distrai e disciplina a mente, podendo ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade”, completou a Secretária.

A cerimônia ainda contou com apresentações teatrais, um aquecimento e uma roda de capoeira repleta em diversidade e ritmos.

Fonte do Texto e Crédito das Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba