Canil da Guarda Municipal recebe doação de equipamentos da AZ Armaturen

O canil da Guarda Municipal de Itatiba recebeu na tarde de sexta-feira (31) a doação de equipamentos que serão utilizados no treinamento dos dois cães da corporação, chamados de Azus e Athena.

A cerimônia, que marcou a doação realizada pela empresa AZ Armaturen, foi realizada no Centro Administrativo “Prefeito Ettore Consoline”, com a presença do prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, o Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, João Maioli e o CEO da empresa alemã, Sr. Alexander Schmidt.

“Nossa GM já utiliza os cães como instrumento de combate ao tráfico de drogas. O ato da AZ Armaturen auxilia de forma prática no treinamento dos cães e fortalecimento da nossa área de segurança, e também estimula, dá o exemplo, para outras empresas que também quiserem colaborar em outras frentes como na Educação, Esporte, Assistência Social. Além de gerar emprego e arrecadação, a iniciativa privada também investe na responsabilidade social e isso certamente é levado em consideração pela sociedade itatibense”, avaliou o prefeito Douglas Augusto.

CEO da Az Armaturem, Schmidt mencionou que o lema da empresa é “segurança em primeiro lugar” e explicou porque decidiu realizar a doação. “Sou morador de Itatiba há 20 anos, sempre quis colaborar com a segurança em Itatiba e vejo que essa doação vai melhorar os procedimentos do canil da Guarda Municipal”, afirmou.

A doação dos equipamentos, que soma mais de R$ 5 mil, abrange o Bite Suite (macacão de proteção apropriado), manga para mordedura, coletes para adestrador, gamelas, peitoral K9, brinquedos interativos Kong, chicotes de estalo (não são usados nos cães – o efeito sonoro causado pelo impacto do chicote contra o chão, deixa os cães destemidos durante futuras ocorrências), focinheiras, rasqueadeiras (para pentear e evitar a queda de pêlos) e colar de elo.

“Vejo com bons olhos essa parceria com a iniciativa privada. A segurança pública obtém melhores resultados quando há esse trabalho em conjunto, integrado com a sociedade, seja prestando informações que nos auxiliem no trabalho de inteligência como de investimento em câmeras, em equipamentos”, comentou João Maioli, Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão.

DEMONSTRAÇÃO

No final do evento, os GMs Matos e Megda, adestradores dos cães, fizeram uma pequena demonstração de habilidades com Azus. Primeiro, o cão foi capaz de encontrar, por meio do faro, um objetivo escondido dentro do auditório.

Também foram feitas demonstrações de obediência aos comandos, inclusive com salto.

“Agora estamos fazendo muitos treinos de faro de entorpecente e poderemos reforçar o de guarda e proteção. É a população de Itatiba quem ganha”, diz o GM Matos. “São equipamentos que não tínhamos, vão ajudar muito na ação contra a criminalidade. Podemos analisar onde estamos acertando no treinamento e onde precisamos melhorar”, completou o GM Megda.

As escolas municipais estão recebendo apresentações do canil da GM, visando fortalecer os laços entre a corporação e a sociedade, demonstrando para as crianças e professores a função de um cão de polícia adestrado, que só executa o que for solicitado pelo seu adestrador.

Texto: Prefeitura de Itatiba
Fotos: Karina Botião / PMI