Campanha Outubro Rosa realiza mais de 2.700 mamografias

Após dois meses de ações de conscientização, a Campanha “Outubro Rosa- Amor que vem do peito”, do Fundo Social de Solidariedade encerra seus trabalhos.

Diferente de toda a região, a Campanha em Itatiba começou em setembro, quando todas as mulheres retiraram suas guias nas Unidades de saúde e agendaram rapidamente os exames de mamografia. Com isso, foi possível adiantar o diagnóstico dos casos suspeitos em um número mais abrangente de mulheres.

Esse ano, assim como em 2018, foram realizados dois dias de mutirão para entrega de resultados. Com a parceria da Secretaria de Saúde, foram 17 médicos que se revezaram nas duas manhãs de sábado (05 e 26 de outubro) para a entrega dos resultados dos exames para todas as mulheres. Além disso, mais médicos da rede pública municipal e particulares abriram suas agendas em horários extras para ajudar a iniciativa.

A marca de 2018 foi superada e foi possível realizar mais de 2.700 mamografias esse ano. Foram 35 encaminhamentos para ultrassom agendados na mesma semana do mutirão, e 8 casos que já foram diretamente encaminhados ao mastologista. Cerca de 40% dessas mamografias são de rotina, de pacientes que já fazem acompanhamentos há muitos anos, e aproveitam o Outubro Rosa para continuarem o check-up.

“É um trabalho conjunto, pelo qual contamos com o apoio de muitos voluntários inclusive, como da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer, do Mapam, da Secretaria de Saúde, e tantas outras pessoas. É também fundamental destacar o apoio de todas as empresas que apoiaram a causa. E a nossa missão não acaba por aqui, porque sempre é importante lembrar que as mulheres com mais de 35 anos, façam anualmente o seu exame de mamografia, dirigindo-se a qualquer unidade de saúde para emissão da guia e se prevenindo, isso é o mais importante”, comentou a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Ap. Lopes de Oliveira.

A Campanha 2019 contou ainda com palestras, Chá Beneficente na Fazenda Vila Rica e no Centro de Convivência do idoso, exposição na Câmara Municipal, teatro e a tradicional Caminhada, que neste ano, passou pelo centro da cidade. As camisetas distribuídas, foram trocadas por um pacote de balas de 500g, que serão destinadas agora na ocasião do Natal.

Fonte do Texto e Crédito das Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba