Caminhada municipal abre 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres

Próximos eventos serão sobre organização financeira e fórum pela mobilização dos homens

A 1ª Caminhada 16 Dias de Ativismo – Campanha Municipal pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas foi realizada pela Prefeitura de Itatiba na manhã de domingo (27/11). O trajeto foi de ida e volta do Parque Luís Latorre até a Casa Rosa da Mulher, uma das unidades do Fundo Social de Solidariedade (FSS), inaugurada em 30/06, que tem como foco o atendimento e acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, localizada na Rua Expedicionários Brasileiros – 90, no Centro.

Os presentes receberam camiseta personalizada na cor da ação (laranja), participaram de um alongamento e foram caminhando com faixa de conscientização atrás do caminhão de som, com música e animado durante todo o percurso por Wagner João Tomazini, da Secretaria de Esportes, que apoiou o evento, assim como de Educação, de Saúde, a Guarda Municipal (GM), o Departamento Municipal de Trânsito e os grupos ODS Itatiba, Mulheres do Brasil, Entre Rosas e Virada Feminina.

O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e a primeira-dama e presidente do FSS, Bárbara Zaratini Capeletto de Oliveira, estiveram na Casa Rosa, onde os participantes foram recepcionados com um café da manhã.

“Esses eventos que chamam a atenção para toda essa violência que se sofre, infelizmente, ainda são necessários. Agradeço a todos que estão aqui envolvidos nesses eventos e caminhada, de toda forma de atenção que a gente precisa chamar, para que olhem para essa violência, pois sabemos da importância”, disse a primeira-dama, grávida do segundo filho, Sofia. “Essa atenção precisamos ter para o próximo e próximas – amigas, mães, vizinhas, sempre com esse olhar atento”, ressaltou Bárbara.

Proteção à mulher

“Um dos pilares do plano de governo era a proteção à mulher e a gente nem sabia o quanto a pandemia ia potencializar esta violência”, contou o prefeito, citando que uma a cada três mulheres do mundo é vítima de violência – dado do Relatório Global da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Nesses meses de funcionamento, a Casa Rosa já atendeu mil mulheres. É um número a ser saudado, mas é preocupante porque as pessoas estão precisando de apoio. Hoje estamos, mais uma vez, batalhando pela conscientização de homens e mulheres”, ressaltou o prefeito, já convidando homens presentes para a palestra que será realizada no dia 6 de dezembro (confira abaixo).

Próxima ação na quarta (30/11)

Nesta quarta-feira (30/11), será promovido o workshop Empoderamento Feminino, para abordar como fazer reorganização financeira. Isso porque é grande o número de mulheres que sofre violência e não denuncia por ser dependente financeiramente do companheiro. Este evento será com Camila Godoy, Marisa Scarpelli e Patrícia Sanfins às 14h, na Casa Rosa da Mulher com apoio da Sicredi. As inscrições limitadas devem ser feitas no local. Para mais informações, o telefone é o 4594-3277.

A Campanha 16 Dias de Ativismo também contará com um fórum municipal com foco na mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres – conforme a Lei Municipal n° 5084. Os homens estão ganhando cada vez mais consciência da importância de apoiar a ação – como visto durante a caminhada do domingo. Um grupo de homens de meia idade reunido próximo ao Mercado Municipal aplaudiu a passagem dos caminhantes após ler a faixa sobre a ação.

Este fórum voltado ao público masculino será na dia 06/12, uma terça-feira, das 8h30 ao meio-dia, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da prefeitura. Contará com palestra de Roberto José Daher, criador do programa Guardião da Mulher em Artur Nogueira, onde é secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, e terá apoio da Secretaria de Saúde, com lançamento do Curso de Prevenção da Violência Doméstica com Estratégia de Saúde da Família.

Crédito das fotos: Tatiana R. Petti/PMI e Renato Jr./PMI