Boletim Coronavírus Itatiba – Terça-feira, 26 de Maio de 2020

A Secretaria de saúde informa que nesta terça (26) acrescentou 11 casos POSITIVOS ao quadro, vindos da rede privada (9) e de testes rápidos públicos feitos em pacientes da Santa Casa (2). Importante salientar que um dos casos positivos havia recebido anteriormente resultado negativo do Instituto Adolfo Lutz e figurava entre os casos descartados. Vale destacar que estas divergências, segundo o Ministério da Saúde, podem ocorrer devido aos exames PCR (swab) serem mais aconselháveis até o 7º dia da infecção, enquanto que os testes rápidos são mais eficientes a partir do 8º dia. Esta nota é inclusive impressa no rodapé dos resultados de exame do Instituto Adolfo Lutz.

PERFIL DOS POSITIVOS

São quatro mulheres e sete homens, com idades de 21, 55, 52, 23, 64, 42, 44, 56, 46, 48 e 45 anos, moradores dos bairros Jd. Palladino (4), Morro Azul (2), Cruzeiro, Itatiba Country, Centro, Jd. México e Jd. Nações.

NOVO PROTOCOLO

De acordo com as orientações emitidas pelo Centro Estadual de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, recebidas pela VISA Municipal na última quinta (21), os testes rápidos com resultado “IgM + IgG” ou “IgG”, serão considerados positivos. Já os testes com resultado “IgM” passarão por nova testagem de confirmação, sendo classificados pela VISA até lá como “Aguardando Resultado”.

AGUARDANDO RESULTADO

Deste modo, a VISA classifica mais cinco pacientes que fizeram testes rápidos hoje e apresentaram apenas IgM como “aguardando resultado”, até nova testagem a ser feita nos próximos dias.

NOVAS COLETAS E UTI

Duas coletas foram realizadas hoje para envio ao Instituto Adolfo Lutz. Trata-se de um homem e uma mulher, com idades de 72 e 82 anos. Um paciente está em casa e outro na UTI. Com este caso, há atualmente na Santa Casa três pacientes de Itatiba na UTI (01 suspeito e 02 positivos) e dois pacientes de Morungaba (01 suspeito e 01 positivo). Há um itatibense internado em UTI em Campinas.

CURADOS

Periodicamente, a Prefeitura atualiza o quadro de pessoas consideradas RECUPERADAS da covid-19, tendo passado pelo período de quarentena em casa. Importante salientar que todas essas pessoas devem continuar praticando o distanciamento social, uso de máscaras e hábitos de higiene pessoal.

Hoje anunciamos que mais 14 pessoas passam a integrar o quadro de RECUPERADOS, inclusive um caso que estava internado na Enfermaria.

WhatsApp e denúncias covid-19: 94716-1728