Balões e apresentações musicais marcam abertura do Outubro Rosa

A noite de terça-feira (01) ganhou um colorido mais que especial, abrindo o mês de outubro em Itatiba. Os balões e a fumaça rosa expressaram na cerimônia de abertura oficial a esperança e toda a mensagem de alegria de todos os envolvidos em mais uma campanha do Outubro Rosa na cidade.

Este ano, o lema da Campanha, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, é “O amor que vem do peito!”. E foi nesse embalo, que o Coral Filarmônico do Itatiba Esporte Clube entoou canções durante a cerimônia de abertura, tradicionalmente realizada nas escadarias do Antigo Paço Municipal de Itatiba. O objetivo é conscientizar a população em relação à prevenção e combate ao câncer de mama, aderindo assim à mobilização mundial que ocorre neste mês. Até o final de outubro, uma programação especial convida todas as pessoas na luta pela causa. Mas os trabalhos já começaram em setembro.

“Aqui em Itatiba já começamos em setembro, com a solicitação das guias de mamografia nas unidades de saúde, fazendo todos os exames necessários com a primeira entrega no próximo dia 5 e os exames realizados em outubro serão entregues no final, no dia 26, assim atendemos toda a população”, comentou a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social, Mayara Ap. Lopes de Oliveira.

Em 2018, a campanha ganhou força com os mutirões de mamografia. Foram realizados 2.679 exames, que foram entregues por ginecologistas, mastologistas e oncologistas em dois fins de semana. Esse trabalho é realizado com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

“É uma campanha mais estruturada e a secretaria disponibiliza os médicos para verificação dos exames, os protocolos com o IMA, com todas as equipes preparadas para esse trabalho”, explicou o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Nani.

A Campanha conta ainda com a parceria da Câmara Municipal, RVCC- Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer e também do MAPAM- Movimento de Apoio às Pacientes Mastectomizadas, que este ano fez apresentação de dança com o Grupo Alegria de Viver.

“Devido aos movimentos realizados na fisioterapia com música, as participantes tiveram a ideia de se reunir para fazer apresentações de dança e mostrar para as pacientes que estão em tratamento ou que acabaram de receber um diagnóstico, uma mensagem de esperança e alegria”, disse a representante do MAPAM, Rilma Alves dos Reis Burle

“É importante que as mulheres repitam a mamografia todos os anos. Se fez ano passado, deve repetir esse ano, para diagnóstico e em grande parte dos casos, a cura”, reforçou a representante da RVCC, Maria José Franco Penteado Corradini.

No próximo dia 05 de outubro, será realizado o 1º Mutirão de Entrega de Exames, das 9h às 12h, no Ambulatório Central de especialidades (SUS).

Fonte do Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba
Crédito das Fotos: Renato Júnior PMI