Associação “SOS Cristão” assume gestão da Casa Abrigo Municipal

A Casa Abrigo Municipal, inaugurada em julho de 2017, passa a ser gerida pela Associação SOS Cristão a partir do dia 2 de dezembro. O local recebe pessoas em situações de rua, oferecendo roupas, alimento, higiene e um local para o pernoite, especialmente em dias mais frios, em busca de ressocialização.

A organização participou do Chamamento Público nº 11/2019 e ficará responsável por toda a gestão do local, desde a busca ativa, transporte até a Casa Abrigo, oficinas e atendimentos psicológicos, passando pela conservação do prédio. Os encaminhamentos também serão feitos via CREAS.

Atualmente a Casa recebe 15 abrigados, tendo capacidade para 20 pessoas. A Associação SOS Cristão realiza o mesmo serviço em Várzea Paulista há seis anos. “A gente trabalha na totalidade do indivíduo, toda a pate de assistência médica, documentação, realizamos um trabalho de busca pela família para entender o que aconteceu e porque essa pessoa está em situação de rua e já faz uma aproximação, porque o objetivo final é que esses vínculos sejam reestabelecidos”, explicou Tailane Pereira Souza, psicóloga e gestora da entidade.

“O abrigo é para ser identificado como uma residência mesmo, então todas as atividades referentes a limpeza, manutenção, pequenos reparos, alimentação – a gente auxilia com oficinas para eles prepararem o alimento – cuidados com a lavagem de roupa, asseio pessoal, todas essas coisas são trabalhadas no dia a dia”, completou Tailane.

Para Natalina Alves, Secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, a contratação permitirá a expansão do serviço. “A Associação tem experiência nesse tipo de serviço e, com certeza, nos auxiliará no atendimento contínuo aos que precisarem da Casa Abrigo. É sempre importante destacar o trabalho em realizar a ressocialização dessas pessoas, seja retomando os laços com a família, ou dando condições para que eles se capacitem, comecem a trabalhar e sigam uma nova vida”, afirmou.

“Já tivemos exemplos de pessoas que mudaram totalmente sua história a partir da Casa Abrigo, cursando a EJA, fazendo cursos no Fundo Social, entrando no Requalifica e depois no mercado formal de trabalho. São essas histórias que nos motivam a continuar e a Associação, sem dúvida, será uma parceira fundamental para isso”, pontuou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

Fonte do texto e crédito das fotos: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba