As obras de revitalização do Centro estão avançando e novos ajustes de trânsito foram adotados a partir desta terça-feira (20/06).

O Departamento de Trânsito, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, da Prefeitura de Itatiba, está supervisionando e pede aos motoristas paciência, pois os trajetos poderão se tornar mais lentos nos horários de maior fluxo de veículos.

Desta vez, está feito o fechamento da Rua Rui Barbosa, em trecho entre as ruas Comendador Franco e Benjamin Constant. Também estão fechadas as subidas das ruas Francisco Glicério e Quintino Bocaiúva até a Camilo Pires.

Placas de trânsito estão no local para orientar motoristas sobre as novas alterações e desvios; a passagem de veículos é liberada para entradas pontuais no trecho, a fim de minimizar o impacto das obras na economia da região.

Novos caminhos

Segundo o Departamento de Trânsito, há ainda desvio de fluxo para a Rua Camilo Pires com saídas da via pela Rua Eugênio Passos (sentido bairro) e pela Rua Comendador Franco (sentido Centro).

Para melhor fluxo de carros saindo do Centro, a Benjamin Constant teve mão de direção invertida a partir da Camilo Pires em direção à Av. Marechal Deodoro, possibilitando o acesso também à Av. Independência, em trechos que mantêm mão de direção invertida. Também está modificada a mão de direção da Rua Camilo Pires em trecho da Glicério à Benjamin (quarteirão da Aicita), que passa a ser totalmente no sentido da Campos Salles.

Continuidade dos trabalhos

A ação dá continuidade aos trabalhos realizados desde o início de maio na Av. Mal. Deodoro. Em 23/05, as obras avançaram para o primeiro quarteirão da subida da Rua Francisco Glicério. Já foram realizadas também obras de drenagem – do início da Glicério, no trecho entre as avenidas Marechal Deodoro e Maria de Lourdes Abreu- para que o volume das águas pluviais (de chuva) tenha vazão até desembocar no Ribeirão Jacaré.

A Revitalização do Centro é um projeto da Prefeitura de Itatiba, executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos fruto de estudos minuciosos – e seguirá até a Praça da Bandeira e vias adjacentes. A previsão de conclusão é até o final deste ano de 2023. Estão sendo implantadas melhorias em acessibilidade, com calçadas padronizadas e alargadas (mínimo 1,7m de largura), arborização e medidas contra enchentes.

A revitalização do Centro integra o programa municipal Avança Itatiba, nas frentes Mobilidade Urbana e Infraestrutura. O cronograma pode ser constantemente alterado, pois toda área central é passível de muitas intercorrências, já que o trecho não recebe há mais de um século obras tão profundas. Para quaisquer dúvidas, a orientação é contatar a Secretaria de Obras e Serviços Públicos pelo telefone: 3183-0760.

Crédito: Tatiana Petti (PMI)