Arrecadação de lixo eletrônico no MOTEC supera expectativas e continua até dia 25

No último sábado (10) a população compareceu ao Parque da Juventude para descartar, de forma correta, no MOTEC – Movimento Tecnológico Municipal de Itatiba – diversos tipos de lixo eletrônico como CPUs, computadores, teclados, monitores, baterias, televisores, aparelhos de telefonia e muito mais. Os alunos da rede municipal de ensino retribuíram e fizeram bonito apresentando diversas atrações artísticas. Também aconteceu desfile de cosplayers e uma divertida aula de capoeira.

Todo o material coletado será levado para descarte de forma correta para a Greenk Tech Show, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro no Anhembi, na capital paulista. Em 2018, Itatiba arrecadou 4 toneladas de lixo eletrônico e a meta nesta edição é arrecadar mais de 10 toneladas.

E ainda dá tempo da população participar. Até o dia 25 de agosto os itatibenses podem levar o lixo eletrônico diretamente na EMEB Sonia Rita Penteado Aguiar Santos, na Travessa Edson José Zamboni, 80 – Jd. Vitória.

Em nossa  participação no Greenk Tech Show estamos muito contentes com a colaboração da população de Itatiba. Se conseguirmos superar a meta, serão mais de 10 toneladas de lixo eletrônico que terão um destino correto e não serão jogadas em vias públicas ou terrenos. Quero agradecer a participação das escolas públicas no MOTEC, da apresentação da FAMIPI, da parceria com Secretaria de Cultura e Turismo e a todos os alunos que tenham sempre uma consciência de preservação ambiental”, disse Anderson Sanfins, Secretário de Educação.

De acordo com a organização do Greenk Tech, a EMEB Sonia Rita já recebeu 7 toneladas de materiais, o que coloca a escola, até o momento, em sexto lugar dentro da competição estadual. Na edição anterior a escola recebeu 10 microcomputadores, durante a Campus Party, em premiação que contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes.

O Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, esteve no evento e ressaltou o trabalho da Prefeitura para deixar a cidade ainda mais limpa: “Em 2016 tínhamos 365 pontos de descarte irregular de lixo e conseguimos uma significativa melhora com diversas ações como o amplo funcionamento dos 5 Ecopontos, inclusive aos sábados, o retorno do Catabugiganga onde todo o cronograma anual está disponível no site da prefeitura. E o MOTEC contribui muito para deixar Itatiba ainda mais limpa, pois envolve crianças, professores e toda a sociedade”, concluiu.

Fonte: PMI