“Antologia Encontros XVIII Infanto-Juvenil” é lançado com muita emoção no IEC

 A forte chuva que caiu na noite da última sexta-feira,26, não atrapalhou o aguardado momento cheio de emoção dos alunos e familiares da Rede Pública e Particular de Ensino de Itatiba, que esperavam ansiosamente, para verem suas obras publicadas.Com realização da AEPTI – Associação dos Escritores, Poetas e Trovadores de Itatiba, Prefeitura Municipal de Itatiba e Universidade São Francisco, cerca de 700 convidados, entre alunos, familiares e educadores, participaram do lançamento do livro “Antologia Encontros XVIII Infanto-Juvenil”,no salão nobre do Itatiba Esporte Clube. Este é o 18º ano que alunos das escolas públicas e particulares de Itatiba participam do concurso literário juvenil, sendo que o concurso de desenho infanto-juvenil está em sua 13º edição.

A mesa foi composta pela Presidente da AEPTI Regina Elisabete Franco da Silva, o Secretário de Educação Anderson Sanfins, o Secretário de Cultura e Turismo Washington Bortolossi, o Diretor da Universidade São Francisco – Campus Itatiba – Carlos Eduardo Pizzolatto e a Diretora Pedagógica do Colégio Next Daniela Benedetti Zanatta.

A capa do livro intitulada “O Olhar” é de autoria do aluno João Carlos Souza Santos, do 6º ano da EMEB Anna Abreu. Em entrevista ao Tem Itatiba, ao lado de seus pais Alan Santos, Tatiane Batista e do seu professor de artes Alexandre Megda Pizzi, João disse que esta foi a segunda vez que participou do concurso e que estava confiante em sua vitória.

O Secretário de Cultura e Turismo Washington Bortolossi diz ter um carinho com a EMEB Anna Abreu pois estudou naquela escola até a 8º série (atual 9º nono): “É uma satisfação estar novamente em parceria com a AEPTI , instituição que tem uma forte ligação de cultura com a cidade, e achei a capa muito interessante! Parabenizo o aluno João Santos e a EMEB Ana Abreu pois lá estão as minhas origens, morei no Bairro do Engenho e é sempre bom recordar esta fase da infância e adolescência”, comenta.

O Diretor da Universidade São Francisco Carlos Eduardo Pizzolatto está à frente da Comissão Julgadora como Presidente desde a 1º edição e diz que a obra serve também como motivação: “A realização destes dois concursos já é uma tradição para os alunos da rede pública e particular de Itatiba. É uma grande motivação para eles participarem com textos e desenhos e a expectativa de ser selecionado para publicação, tudo isto é um grande incentivo para a arte na forma de expressão gráfica e literatura”,diz.

O Secretário de Educação Anderson Sanfins parabenizou pela expressiva participação das escolas públicas e particulares no Concurso Literário: “Foram 182 textos, 275 desenhos inscritos e um grande trabalho para a comissão selecionar os 88 textos e 55 desenhos publicados. Precisamos parabenizar e agradecer os professores, equipes gestoras, pais de alunos e que incentivem as crianças e adolescentes a continuarem criando para ter este belíssimo livro de recordação para toda a vida”, finaliza.

Este lindo livro de 35 escolas participantes de Itatiba contendo fábulas, contos de mistério, aventura, terror, psicológico, receitas poéticas e desenhos que expressam criatividade, sonho e fantasia encontra-se à venda na  Sede da AEPTI que fica localizada no Solar do Parque Ferraz Costa, no segundo sábado de cada mês ou na página da AEPTI do facebook:  https://www.facebook.com/aepti

“Tem Itatiba- Valorizando  a Educação e a Cultura de Nossa Cidade”

Reportagem: Daniele Marzano (www.temitatiba.com.br)