Antologia da AEPTI com textos produzidos por alunos da EJA tem noite de autógrafos

Na última sexta-feira (22), uma viagem ao passado aconteceu através do lançamento da mais recente coletânea organizada pela AEPTI – Associação dos Escritores, Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba em parceria com a Secretaria de Educação, por meio da EJA-Educação de Jovens e Adultos e com a Universidade São Francisco.

Com o tema “A vida é uma viagem de recordações”, a noite de autógrafos realizada no auditório da ETEC Rosa Perrone Scavone foi muito emocionante para todos os presentes. A antologia é resultado do 9º Concurso Literário AEPTI-EJA e conta com 75 textos literários de alunos do ensino fundamental e médio. Os alunos cujos textos integram a antologia, receberam certificados de participação e exemplares de suas obras. Foram premiados os três primeiros colocados das categorias de 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Outro momento especial foi a entrega do Prêmio Reviver para o aluno mais velho a participar do concurso. No Ensino Médio , Messias Divino de Moraes, aluno do 1º ano da EE Antonio Dutra foi o premiado. No Ensino Fundamental, foi Thereza Ramos Delfino, do 4º ano da EMEB Guiomar de Almeida Ciarbello – CRAS Getúlio Luvison. Hoje com 92 anos, sua história emocionou os presentes por ser um claro exemplo de que nunca é muito tarde para aprender.

No mesmo tema, o Prefeito de Itatiba Douglas Augusto, compartilhou memórias de sua família, uma vez que seus dois pais participaram do antigo supletivo servindo como exemplo de perseverança e empenho que o inspiram até hoje na busca por seus próprios objetivos. “Nós que somos jovens não imaginamos como era estudar antigamente. Nós ouvimos falar da mãe, da avó, que andava quilômetros de carroça, que andava descalço para deixar o sapato limpo, uma série de obstáculos. Além da distância, tinha também a questão do trabalho, daqueles que não podiam estudar, tinham que trabalhar. Preconceito de gênero também, que diziam que lugar de mulher não era na escola. Para chegarem até este momento de ter sua obra publicada num livro, com certeza passaram por muito coisa. Por isso todos os formandos são motivo de orgulho não apenas para suas famílias, mas também para o município de Itatiba”, falou.

“Muitos dos formandos vieram de outra cidade, vieram buscar e tentar a sorte na nossa cidade e ajudaram a construir com cada bloquinho, com cada tijolinho, com cada esforço o nosso município. E agora, depois de uma vida dedicada à família, dedicada ao trabalho, também reservaram uma parte para se dedicarem a si próprios. Quem sigam em frente com seus sonhos, jamais aceitando que nasceram apenas para uma determinada profissão ou classe social mas que podem ser aquilo o que quiserem ser. Eu aprendi isso com os meus pais”, complementou em seu discurso aos estudantes.

Ampliação do EJA em 2020

“Essa publicação nos dá a oportunidade de sabermos como muitos relembram sua infância e juventude em outros estados, outros lugares, e o caminho que percorreram até aceitar Itatiba como sua cidade. É uma publicação que fica para o resto da vida e deixa a importante mensagem de não se deve desistir da educação. Devem continuar, seguir para o Ensino Médio, depois para a ETEC e assim por diante. Em algumas escolas, nós pedimos aos pais que peçam para os filhos não deixarem de estudar. Hoje, com os familiares do EJA, pedimos aos filhos e netos que não deixem os adultos pararem de estudar”, comentou o Secretário da Educação Anderson Wilker Sanfins.

Na mesma ocasião, o Secretário anunciou a ampliação das aulas de EJA em novas escolas e horários em 2020. “Vamos abrir no CRAS do Porto Seguro aulas durante o dia, atendendo aos pedidos de muitas pessoas que não podem fazer as aulas de noite. Vamos também abrir aulas no Philomena e no Chico Peroba para o ano que vem”, afirmou.

Fonte do texto e crédito da foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba