Alunos da rede pública municipal de ensino recebem prêmio na área de tecnologia

Itatiba foi sede do FESTI, o Festival Tecnológico, realizado pelo Instituto Ayrton Senna com apoio da Prefeitura de Itatiba. Este Festival proporcionou a oportunidade de conhecer projetos educacionais com uso de tecnologia. E os projetos desenvolvidos por alunos do Letramento em Programação da rede pública municipal de ensino foram apresentados na premiação Tech Oscar.

“São os alunos de todas as escolas públicas que fazem as aulas na Universidade São Francisco. Hoje aqui é o encerramento do projeto, com os módulos 3 e 4 e esse ano inovamos e fizemos um grande projeto, que se tornou o Festival Tecnológico de Itatiba, que além disso, agregou outros parceiros. Fizemos atividades o dia todo com a participação de escolas públicas, particulares, do pessoal da Unicamp e da própria USF”, comentou o Secretário Municipal de Educação, Anderson Sanfins.

A iniciativa insere os alunos no universo digital, utilizando ferramentas computacionais gratuitas. Hoje, está em ação em 19 cidades espalhadas por quatro Estados do País. Na região, participaram desta edição Itatiba, Vinhedo e Morungaba.

“O ano de 2018 foi um ano de muitos aprendizados e conquistas. Conseguimos ampliar o alcance do programa no município, ampliamos com o Ensino Fundamental I, e nossa perspectiva é consolidar a implementação do 4° ao 9° ano, mantendo atividades tanto integradas com currículo escolar, quanto atividade fora do turno, permitindo que a programação seja utilizada de diversos formatos por estudantes e educadores”, explicou Adelmo Eloy, Líder de projetos do Instituto Ayrton Senna, Coordenador do Letramento em Programação.

Sempre por meio da formação de educadores, que são treinados e preparados para trabalhar o projeto com os alunos em sala de aula, o Letramento em Programação proporciona aos estudantes a vivência e a compreensão do pensamento computacional, além de oferecer recursos para que possam incorporar e integrar conceitos e práticas em sua atuação na escola.

VISITA DE OUTROS ESTADOS

Aproveitando o grandioso evento, a cidade de Itatiba, que é referência em Letramento em Programação recebeu a visita de Adeilsa Ferreira, da Secretaria de Educação de Caruaru/PE que comentou sobre o projeto de letramento em Itatiba: “Itatiba é o nosso modelo; e não por acaso as imersões acontecem aqui, porque é um modelo que já funciona e a gente vem até aqui para buscar esta experiência”.

Além de Adeilsa, também estiveram participando de um projeto de imersão Michele Lima, professora da UFPE; Elio Molisani, professor da UFAM; Regis Carlas, da Secretaria de Educação de Manaus/AM; Valdete Maria e Luciene Sobrinho, da Secretaria de Educação de Teresina/PI; Amilton Martins e Ariane Pazinato, professores da IMED de Passo Fundo/RS e Izabel Vastrinche, Secretária de Educação de Sananduva/RS.

Fonte do Texto e Crédito das Fotos: Prefeitura de Itatiba