Alunos da EMEB Maria Aparecida Tomazini conquistam importante prêmio científico

Três alunos do nono ano do ensino fundamental, Douglas Marques Neto, Evelym Pacheco Couto e Ivelize Rigolo Preto, com a supervisão da professora Daniela Carvalho, todos da EMEB Maria Aparecida Tomazini, localizada no bairro Morro Azul, em Itatiba, uniram o conhecimento adquirido nas aulas de ciências para desenvolver um projeto simples e eficaz para diminuir mofos e bolores de forma sustentável e econômica em bibliotecas e conquistaram o 1º Lugar na Categoria Sustentabilidade e 2º Lugar na Categoria Ciências Exatas e da Natureza na “Bragantec 2018”, premiação realizada pelo Instituto Federal de São Paulo – campus Bragança Paulista que visa estimular projetos de ciência e tecnologia.

Utilizando materiais encontrados na própria escola. Eles desenvolveram um desumidificador com pedaços de giz que seriam descartados juntamente com retalhos de tecidos. O giz escolar possui características de absorver a umidade e se mostrou totalmente eficaz.

Outra solução desenvolvida por eles surgiu com o descarte de cascas de laranjas que são ofertadas na merenda escolar. A casca da fruta é rica em D-Limoneno que possui propriedades antibacterianas, antifúngica, antioxidante e inseticida, entre outras propriedades. Após diversos testes, os alunos criaram uma solução em álcool para fazer a limpeza da biblioteca e eliminando diversos pontos de fungos, inclusive em capas de livros.

Soluções práticas e eficazes que podem ser implementadas em qualquer unidade de ensino a baixo custo. É a união da teoria, prática e criatividade a serviço da ciência.

O secretário de Educação, Anderson Sanfins, comemorou os resultados: “Uma grande conquista dos alunos da escola Tomazini, do Morro Azul, partiram de um problema real na escola e conseguiram uma solução simples e eficiente, com o apoio e dedicação da professora e da equipe gestora. Na primeira participação dos alunos da rede pública municipal na Bragantec, ja conquistaram dois prêmios, isso reforça a qualidade da educação pública no município de Itatiba. Incentivamos os alunos de todas as escolas públicas municipais, junto com seus professores para participarem das feiras e mostras, o trabalho da escola Tomazini demonstra que o mais importante são ideias criativas e dedicação.”, conclui.

Texto e Fotos: Prefeitura Municipal de Itatiba