Aicita e Prefeitura alinham ações em tempos de coronavírus; medidas incluem alteração no horário do comércio e suspensão da Zona Azul

Em reunião de mais de duas horas na manhã desta quinta-feira (19/03/2020), a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) alinhou, com o resguardo Prefeitura de Itatiba, ações em tempos de coronavírus, a fim de se evitar a proliferação do vírus e diminuir diferenças econômicas. Isso porque o movimento do comércio de Itatiba pode já ter tido queda de 25% a 30% na primeira quinzena de março – em comparação com o mesmo período do último ano.

Entre as principais alterações no comércio estão, a partir de segunda-feira, 23 de março de 2020: horário de segunda a sexta das 12h às 17h e aos sábados das 9h às 13h e a suspensão da Zona Azul, com a anuência dos representantes do comércio que solicitaram a implantação. Tal medida é a fim de que os consumidores fiquem o menor tempo possível nas ruas ao mesmo tempo em que se incentiva à economia local.

A medida de horário reduzido inclui lotéricas e salões de beleza. Aqueles que não cumprirem o decreto poderão ser multados. Denúncias devem ser feitas via Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação pelo WhatsApp (11) 3183-0668. Todas as medidas estarão em decreto a ser anunciado em breve pelo Executivo.

Outros estabelecimentos

Os estabelecimentos das áreas de alimentação e saúde terão o funcionamento facultativo. Restaurantes e lanchonetes deverão adotar a distância de 1,5m entre as mesas.

As indústrias deverão adotar termômetros com infravermelho e lavagem de mão na entrada de cada turno. O mesmo para os funcionários de supermercados que também farão a aferição de temperatura a cada consumidor que adentrar o recinto. Caso o cliente esteja com temperatura acima de 37.8ºC, a Secretaria de Saúde deve ser informada para que o mesmo seja levado pela Vigilância Sanitária averiguar o caso.

As medidas paliativas são por tempo indeterminado, podendo ser revogadas a qualquer momento.

Presenças

O prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, recebeu o presidente da Aicita, Helcio Monte Junior. Também da Associação estiveram presentes a secretária Ana Teresa Penteado Garcia, o diretor de Relações Comerciais Robson Ugliani, o diretor de SCPC Nilton Sergio Bortolotto, a executiva Sandra Bredariol Jericó e outros três representantes do comércio/serviços – Marcelo Blumer, Juliana Piovesana, Carlos Eduardo Brandino.

Também compareceram os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e de Habitação, Jorge Nicolau, de Saúde, Fábio Nani, de Obras e Serviços Públicos Eng. Hermínio Geromel Junior, e Alcides Bedani Neto, pela Secretaria de Governo.

Sanitária e econômica

As ações conjuntas são sanitárias e econômicas, visto que os comerciantes já informaram que os consumidores não entram nas lojas, porque a população está com medo. Assim, o horário reduzido visa também diminuir os custos, já prevendo um período sem vendas, visto que há probabilidade do fechamento total do comércio caso seja detectado caso do Covid-19 em Itatiba. Caso o estabelecimento esteja com muitas pessoas, recomenda-se o uso do bom senso e que só se adentre assim que o movimento diminuir.

“Nossa medida por enquanto é um torniquete”, ressaltou o prefeito, que até dia 18 havia baixado quatro decretos com medidas diante do coronavírus. “O papel educacional é fundamental neste momento”, ressaltou o secretário de Saúde.

“Gostaria de agradecer por ter nos atendido. Essas medidas são extremamente importantes não só para a saúde, mas também para a roda [a economia] continuar girando”, disse Juca Monte. “A roda vai rodar devagar, mas continuará girando”, garantiu o prefeito.

Online

Uma das recomendações da Aicita é que o comércio e serviços que puderem atender seus clientes de forma online o façam, evitando o contato desnecessário, assim como a própria Prefeitura está fazendo, com cada Secretaria atendendo via WhatsApp Business – todos os números em www.itatiba.sp.gov.br/prefeituraonline. Para dúvidas sobre o coronavírus, o número via WhatsApp da Prefeitura de Itatiba é o (11) 94716-1728.

As obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias prosseguem. No entanto, a Prefeitura já anunciou o adiamento da cobrança da Taxa de Licença de Funcionamento (Alvarás) de indústrias, comércios e outros estabelecimentos com a data de vencimento passando de abril para 20 de agosto de 2020. A diminuição do salário proporcional à jornada de trabalho reduzida é uma questão que será definida em âmbito federal.

Hoje em dia há meios de atendimento e pagamento via internet, restando apenas a entrega e/ou retirada ser de forma presencial. Segue-se também a recomendação para que o trabalho administrativo seja feito em rodízio, que maiores de 60 anos permaneçam sem circulação e que a limpeza de superfícies seja feita com cloro ou água sanitária. A Associação conta com a colaboração de todos para atravessar este período delicado.

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita