Agentes comunitários recebem capacitação para Censo 2019 de cães e gatos

Agentes de controle de endemias e do Programa Saúde da Família passaram por um processo de capacitação para a realização do Censo 2019 de Cães e Gatos de Itatiba. A Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura através da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (COBEMA), tem como objetivo contabilizar o número de animais domésticos das referidas espécies na cidade para programar e elaborar políticas públicas.

“Trata-se de uma ação prevista dentro das diretrizes do Município Verde Azul, programa do Governo do Estado de São Paulo, que a administração de Itatiba tem a consciência da sua necessidade. Agradeço ao Secretário de Saúde Dr. Fábio Luiz Alves, aos funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) de Itatiba e também à Viviane Prates, que coordena o Programa dos Agentes Comunitários da Saúde, pela parceria”, disse a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, Secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba.

Segundo o Dr. Jair Humber, médico veterinário do CCZE, as informações obtidas através do Censo servirão como base para fundamentar futuras atividades que serão realizadas pela Prefeitura de Itatiba. “Os dados recolhidos serão fundamentais para estruturar as próximas campanhas de vacinação contra a raiva e pautar as ações de controle em casos de zoonoses emergentes como a leishmaniose, leptospirose, entre outros”, explicou.

Durante a capacitação, os agentes foram orientados para, além do preenchimento adequado do cadastro para a contabilização dos animais, ficarem atentos às Cinco Liberdades, condições estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde Animal para avaliar se os animais domésticos vivem sob guarda responsável, ou seja, livres de fome e sede; livres de medo e estresse; livres de desconforto; livres de dor, ferimentos e doenças; livres para expressar seu comportamento natural.

Segundo a coordenadora da COBEMA, Secretária Adjunta de Meio Ambiente e Agricultura, Roselvira Passini, o Censo também será fundamental para a execução de outras ações essenciais à causa animal e à população de Itatiba. “A importância dos dados levantados pelo Censo para a COBEMA é muito grande. Poderemos pensar em estratégias tanto para campanhas de castração como de conscientização”, disse. “Saber onde está o maior número de animais não castrados e em qual região da cidade está a maior população de cães e gatos é o primeiro passo para ações preventivas tanto em questões relacionadas à saúde pública como em situações de abandono”, concluiu.

Assessoria de imprensa /Prefeitura Municipal de Itatiba