Ação Social se prepara para forte onda de frio

Queda brusca de temperaturas está prevista a partir desta quarta, 28/07. Mínimas recorde devem ocorrer entre sexta e domingo próximos

Para atender às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Itatiba – por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda – está mobilizada em intensificar a busca ativa por elas nessas próximas noites, em especial a partir desta quarta-feira, 28/07, quando as temperaturas devem começar a cair, podendo chegar ao recorde do ano na cidade (a mínima até agora foi de 1,9°C, observada entre 30/06 e 01/07).
Aumentando o acesso dessa população, e de seus animais, ao abrigamento, foi criado de forma emergencial um ponto de pernoite. Defesa Civil e Guarda Municipal integram as ações de apoio, e serão responsáveis, juntamente com a Secretaria de Ação Social, por fazer a busca ativa pelas ruas e encaminhar pessoas para esse abrigo emergencial.
O “Abrigo Operação Inverno” terá atendimento exclusivo para pessoas em situação de rua nos dias de frio intenso, com oferta de alimentação, espaço para higiene, pernoite e atendimento socioassistencial com triagem e encaminhamentos. Desde o início da “Operação Inverno” em Itatiba, as equipes mistas da Ação Social, Defesa Civil e Guarda Municipal já fizeram nove rondas noturnas, atendendo 90 pessoas e entregando 175 cobertores.
O Fundo Social de Solidariedade apoia também essa nova frente, buscando junto à população a doação de mais peças de inverno (em especial para homens adultos, as que mais estão em falta no momento). A quem quiser doar, existem dois pontos de entrega: o Centro de Capacitação Solidária (Praça XV de Novembro, s/n, Centro) e o Centro de Convivência do Idoso (Trav. Angelo Perdão, s/n, Jardim Lúcia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em informações alertadas à Defesa Civil, há previsão de frio intenso de amanhã, 28/07, até 1° de agosto para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte do Brasil. Com a chegada da nova e intensa onda de frio para o Sudeste, os dias mais críticos de menores temperaturas, mínimas e máximas, serão os dias 29 e 30/07 (mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte); também são previstas temperaturas negativas no sul do Mato Grosso do Sul e no sudeste de São Paulo.

Crédito: Renato Jr/PMI