Abertura da 1ª Semana de Astronomia tem Exposição de Astrofotografia e Sessão Especial

A abertura da 1ª Semana de Astronomia no Aniversário de 15 anos do Planetário Municipal Prof. “Benedito Rela”, organizada pela Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Educação, reuniu autoridades, familiares do professor que dá nome ao Planetário e muitos interessados da temática no Parque Ferraz Costa na noite de terça-feira (06).

Os familiares do patrono “Dito Rela” (como era conhecido) que estiveram presentes, foram homenageados pelo prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira. “O Planetário Municipal tem uma grande importância para a infância e juventude itatibenses, porque fomenta a curiosidade. Me recordo que por volta de 1997,1998, quando foi montado um planetário móvel dentro do Ginásio José Boava, aquilo aguçou a curiosidade de muita gente e o então prefeito Fumach conseguiu uma parceria para fazer este Planetário, que existe em poucas cidades do Brasil”, comentou o prefeito Douglas Augusto.

Ainda na abertura, os participantes da Exposição de Astrofotografia, que ficará no Planetário nesta semana especial de comemorações, receberam certificados. Houve exibição de uma Nova Sessão no Planetário sobre “O Sistema Solar”. Jovens, crianças e adultos puderam acompanhar curiosidades sobre todo o universo e suas galáxias, constelações, satélites e planetas, por meio de um vídeo emocionante no projetor Ópto-Eletro-Mecânico. Essas sessões serão repetidas ao longo da semana comemorativa de aniversário e acontecem semanalmente também aos domingos às 16h e 17h30.

Nesta quarta-feira (7) a palestra que antecede a sessão será com o Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira, astrônomo do Observatório Abrahão de Moraes (USP), com o tema “Missão Espacial Gaia: uma nova era da Astronomia”.

Já nesta quinta(08), a palestra traz o tema “O perigo que vem do espaço: impactos de corpos celestes com a Terra”, com o Prof. Orlando Rodrigues, que é filósofo, astrônomo e mestre em ensino de ciências. Neste dia, a sessão no Planetário será “Da Terra ao Universo”. Na sexta-feira (09), não haverá sessão, mas haverá a palestra “Astrofotografia”, com Ednilson Oliveira, professor de Física e mestre em Astrofísica pela USP.

“Nosso trabalho fundamental é ensino e divulgação da astronomia, entre estudantes, professores e interessados em geral. Nesse aspecto é sempre interessante ampliarmos a gama de atividades oferecidas, promovendo intercâmbios com professores que são de fora, que têm uma outra vivência e com certeza vão nos ensinar bastante”, explicou Carlos Eduardo Mariano, professor de Astronomia do Planetário Municipal.

No ano passado, a prefeitura substituiu um dos equipamentos analógicos do Planetário por um digital, e fez uma reforma interna e externa, com pintura e também higienização dos estofados, para atender melhor a todos que visitam o local. Em 15 anos de atividades, o local recebeu cerca de 170 mil pessoas de várias cidades.

“Essa primeira Semana de Astronomia que criamos, incentiva todos a participarem, a trazerem família e amigos, para acompanhar as sessões. Mas fazemos também um grande trabalho de educação aqui, trazendo os alunos da rede pública municipal, com visita à Estação Ciências e sessões. Recebemos também alunos de outras regiões e até de outros estados nesse espaço fantástico para a educação de Itatiba”, explicou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

As vagas das palestras e sessões são limitadas. Para participar é preciso se inscrever pelo telefone : 3183 0009. A entrada é gratuita.

O PATRONO: PROF. BENEDITO RELA

Benedito Rela nasceu em Itatiba, em 20 de maio de 1912. “Dito Rela” como era conhecido, tinha família de mestres na arte da mecânica na criação de máquinas e equipamentos, e foi professor por muitos anos no Curso Prático Profissional de Itatiba, no Ginásio Industrial Estadual Rosa Perrone Scavone e do Colégio Técnico de Itatiba.

“É algo bastante comovente pra gente. Ele foi uma pessoa muito atuante e colaborou dentro do que era possível com a nossa cidade, e além disso ele amava Itatiba. Pra nós, essa comemoração é voltar no tempo, lembrar um pouco mais dele e perceber que um pouco da gente, através dele, fica pra história. Isso é muito gratificante”, comentou Ângela Puccinelli Rela, nora do patrono Benedito Rela.

Fonte do Texto: Prefeitura de Itatiba
Fotos: Renato Júnior PMI