A Pinga “Fecha Corpo ” na Sexta-feira Santa.

Você conhece a tradição da pinga com arruda que ‘fecha o corpo’ contra mau olhado, inveja e doenças?

Segundo a lenda, a história começou no ano de 1948 em Monte Alegre do Sul, quando o morador Zezé Valente adoeceu e nenhum remédio o curava.
Ele recorreu à uma benzedeira que deu o diagnóstico de doença ‘espiritual’ e receitou para sua cura um gole de cachaça curtida na guiné ou na arruda, na Sexta-feira Santa, pois esta combinação fecharia seu corpo contra energias negativas causadoras de doença.
Valente tomou, se curou e espalhou a informação entre seus amigos como forma de ajudar e esta tradição se mantem até os dias atuais!
Recebemos o convite do Fábio Chrispim Marin para acompanhar a tradição de ‘fechar o corpo’ no Bar do Ramalho (em frente ao Hotel Colonial) que, há mais de 20 anos, reúne um fiel grupo para tomar a pinga do ‘Nono Ramalho’ que passou para a geração dos anfitriões Natalina, Neiva e Fabiano.
O amável Fabiano convida todos a degustar a pinga e comer o bolinho de bacalhau, pastel de queijo e palmito até às 14h
Já no ‘Bar Bão’, na rua Coronel Camilo Pires, o simpático Eric Piovani há 9 anos serve petiscos variados e cerveja geladinha. Nesta sexta-feira, 15, receberá os clientes também até às 14h para degustar a tradicional cachaça herança do Bar do Jaime (saudoso Jaime Giaretta) e Bar do Mineiro , no Santa Cruz (saudoso Daniel José de Souza).
Mantendo a tradição católica de fazer abstinência de carne vermelha na sexta-feira Santa, o Bar Bão oferece deliciosos salgados com recheio de bacalhau como pastel, empada e bolinho.
Não deixe de prestigiar!
Mais informações:
Bar Bão : 11 – 25708053
Bar do Ramalho: 11 – 4524 4967

Reportagem de Dani Marzano com informações do Google.