A emocionante partida dos Romeiros de Itatiba à Aparecida

Na noite desta sexta-feira, dia 11, o grupo Peregrinos da Fé de Itatiba, que completa 12 anos de existência, saiu da Paróquia Santo Antônio para Aparecida, no Vale do Paraíba. São 34 devotos caminhando e 12 no apoio.

José Benedito Correia da Silva, o “Zé Dito”, 67 anos, morador do Jardim Harmonia foi o percursor dessa ideia. Ele participava de romarias junto com suas primas nas capelas de Itatiba e Pirapora , mas sua vontade mesmo era estender esse percurso até Aparecida. O carro que leva a imagem de Nossa Senhora de Aparecida é conduzido por Chico Mineiro, acompanhado da esposa Rosana Toledo e da pequena Duda. São utilizados quatro carros de apoio e dois caminhões, um de cozinha todo equipado com geladeira, fogão e freezer onde as pessoas levam os mantimentos e o caminhão dormitório com toda a bagagem ,colchões e roupas de cama para os peregrinos descansarem. O casal Jeferson e Adriana contaram que a pequena Julia de 6 anos começou na romaria ainda na barriga da mamãe e hoje acompanha o papai no caminhão de apoio com as bagagens. Um dos pioneiros da romaria Edilson Donizete Leite “Zé Trovão” prepara e serve as refeições na hora: “É tudo muito bem servido, no café da manhã temos diversos tipos de frios, frutas, pães, leite, café, suco, manteiga, bolachas, no almoço e jantar variamos com carne, linguiça, frango, feijão e arroz”, comenta
São 250 km de caminhada de Itatiba até Aparecida. A saída é feita da Igreja Santo Antônio às 19h e chegada prevista para o dia 18/10 ao Meio Dia. As pessoas andam em grupo e têm aquelas que preferem caminhar sozinhas para ter o momento íntimo com Deus agradecendo, pedindo ou rezando o terço.

Durante o trajeto de oito dias o primeiro é o mais difícil pois são 54km de Itatiba até Piracaia, os outros trajetos são de aproximadamente 40km (Saída Itatiba, Jarinú, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, Tremembé, Pindamonhangaba, Potim e Aparecida). A resistência física se supera, os pousos em lugares determinados geralmente no meio do mato, são simples somente para dormir e tomar banho.

Os devotos fieis de Nossa Senhora de Aparecida saem ainda de madrugada , por volta das 2h30, por conta do sol forte, são aproximadamente treze horas de caminhada até o próximo pouso . Quando chegam no destino por volta das 15h as malas já estão acomodadas e a comida pronta para ser servida.

Santa Maria Rogai Por Nós

O Padre Tarcísio Spirandio abençoou todos os romeiros antes da partida, pediu para que rezem, conversem e descansem bastante além de orientar sobre a jornada daqueles que estão indo pela primeira vez. Em entrevista ao Tem Itatiba, o Padre Tarcísio comentou que o esforço físico destes romeiros é comparável ao espiritual: ”Nós queremos também que os Peregrinos da Fé levem os pedidos da nossa comunidade até Aparecida, são pessoas que se dedicam à caridade e prestar serviço ao próximo. Hoje na véspera do Dia da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora de Aparecida, queremos que todo o Brasil se esforce para que a justiça aconteça e que os governantes trabalhem para a justiça e para a paz do povo brasileiro”, concluiu.

Reportagem: Daniele Marzano Giacomini