A emocionante partida dos Romeiros de Itatiba à Aparecida

Na noite desta sexta-feira,8, o grupo Peregrinos da Fé de Itatiba partiu da Paróquia Santo Antônio para Aparecida, no Vale do Paraíba.

São cinquenta devotos caminhando, quatro carros de apoio e dois caminhões, um de cozinha todo equipado com geladeira, fogão e freezer onde as pessoas levam os mantimentos e o caminhão dormitório com toda a bagagem ,colchões e roupas de cama para os peregrinos descansarem.

José Benedito Correia da Silva, o “Zé Dito”, morador do Jardim Harmonia foi o percursor dessa ideia. Ele participava de romarias junto com suas primas nas capelas de Itatiba e Pirapora , mas sua vontade mesmo era estender esse percurso até Aparecida.

O carro que leva a imagem de Nossa Senhora de Aparecida é conduzido por Chico Mineiro, acompanhado da esposa Rosana Toledo .

Durante o trajeto de oito dias o primeiro é o mais difícil pois são 54km de Itatiba até Piracaia, os outros trajetos são de aproximadamente 40km (Saída Itatiba, Jarinú, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, Tremembé, Pindamonhangaba, Potim e Aparecida). A resistência física se supera, os pousos em lugares determinados geralmente no meio do mato, são simples somente para dormir e tomar banho.

Os devotos fieis de Nossa Senhora de Aparecida saem ainda de madrugada , por volta das 2h30, por conta do sol forte, são aproximadamente treze horas de caminhada até o próximo pouso . Quando chegam no destino, por volta das 15h, as malas já estão acomodadas e a comida pronta para ser servida.

O Padre Tarcísio Spirandio abençoou todos os romeiros antes da partida, pediu para que rezem, conversem , descansem bastante e salientou a importância de beber bastante água durante o trajeto .

*Reportagem de Daniele Marzano com colaboração de Sueli Silva e Luciana Marin*