700 alunos da rede municipal de ensino participam da formatura do Proerd

O salão social do Itatiba Esporte Clube foi o palco da cerimônia de formatura dos 700 estudantes do 5º ano das 12 escolas municipais que participaram do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, oferecido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo com o apoio da Prefeitura de Itatiba.

Seu objetivo é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. O Proerd desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicadas aos alunos de forma dinâmica e divertida.

Depois de um breve período inativo na cidade, e atendendo a pedidos da comunidade escolar e da população, o Proerd voltou à Itatiba, como explica o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira: “Após conversas com o Capitão Osvaldo Guarizzo, comandante do policiamento aqui em Itatiba, retornamos com esse programa com o apoio do Lions Clube. E foi muito positivo para todos nós. Pela empolgação das crianças presentes aqui, tenho certeza absoluta de que o Proerd vai ajudar muita gente e de que elas serão mais disciplinadas e irão dizer não às drogas e ao álcool também”.

As aulas do Proerd foram ministradas pelos policiais militares Pierre e Vilas Boas: “O Proerd tem um trabalho de formiguinha com peso de elefante. A gente espera que essas crianças tenham a conscientização na questão de uso de drogas. Nosso trabalho não é só ensinar a dizer não, mas explicar o por quê desse não.”, concluiu Vilas Boas.
Para a pequena Júlia Hirata, aluna da EMEB Coronel Joaquim de Araújo Campos, participar do programa foi muito gratificante: “Eu gostei muito de participar do Proerd. Aprendi várias coisas que levarei para toda a minha vida como não usar drogas, evitar pessoas e situações que não nos fazem bem e sempre respeitar a todos, em qualquer ocasião”, finaliza.

Fonte do Texto: Prefeitura de Itatiba
Crédito das Fotos: Renato Júnior PMI