29 de Abril é lembrado com Roda Africana na Biblioteca Municipal

Ação cultural será em data que marca antecipação da libertação dos escravos no município

A Biblioteca Municipal Chico Leme receberá neste sábado (29/04) a segunda edição da Roda Africana de Histórias e Vivências Itatiba Plural, uma ação apoiada pela Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria Cultura e Turismo, em lembrança ao 29 de Abril – data histórica no município, que é até nome de avenida, que marca a libertação dos escravos antes da assinatura da Lei Áurea em 13 de maio.

O encontro, conduzido pela educadora Luciana Henrique, começa a partir das 10h no espaço da Biblioteca Infantil Maria Anita Hércules, dentro da Chico Leme. O conhecimento será através de performances, dinâmica e estudo, experiência e integração entre os participantes, uma roda de afetos e de troca.

Música e história
Na programação, estão previstos três momentos, a começar pela abertura com uma grande ciranda, musicalidade e curcularidade. Em seguida, contação de história da Tradição Griot – A lenda do tambor africano. Por fim, dança como fio condutor da transcendência corporal, onde serão construídos movimentos com os convidados. A parte musical contará ainda com conversa e demonstração do grupo de cultura tradicional Folia de Reis, convidado do evento.
Esta ação é pelo Programa Círculo de Cultura Cidadã e Projeto Caenf – Centro de Artes e Educação Não Formal com apoio de Conselho de Igualdade Racial, Instituto Excelência Negra, Quilombo Brotas e Quintal da Má Preta. A Biblioteca Municipal Chico Leme fica na Rua Campos Salles – 380, no Centro.

Crédito: Arquivo/PMI