230 novos “Espaços Árvore” são implantados em Itatiba

A Prefeitura do Município de Itatiba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, tem voltado sua atenção para as árvores da cidade. Editou a nova Lei de Arborização Urbana, elaborada cuidadosamente para dar às árvores o seu merecido valor procurando ao máximo preservá-las. Dentre as ações para a sua preservação, está a implantação dos “ESPAÇOS ÁRVORE” que consistem na abertura de espaços nos passeios públicos, os “berços”, em dimensões bem maiores que as convencionais, proporcionando melhores condições de desenvolvimento das árvores.

“As árvores de nosso município devem ser tratadas como patrimônio público, portanto, precisam de um cuidado e atenção especial não apenas por parte da Administração Pública mas também de toda a população. Além do conforto térmico que proporcionam, as árvores devem ser preservadas por sua atuação como filtro de materiais particulados presente no ar, por diminuírem o impacto das chuvas permitindo melhor permeabilidade, por atraírem os pássaros e embelezarem a cidade”, disse a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba, a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.

A criação destes espaços é uma das exigências da Diretiva Arborização Urbana do Município VerdeAzul (MVA), programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo que, através de dez diretivas ambientais, trabalha a elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas.

“Nosso objetivo é conseguir implantar esses “Espaços Árvore” em todos os prédios públicos da municipalidade, aproveitando essas ações para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores em nosso cotidiano e a necessidade de preservá-las”, elucidou a responsável pela Seção de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Cláudia Zago.

Entre julho e setembro de 2019 foram implantados em Itatiba pela SMAA cerca de 230 “Espaços Árvore.” Durante esse período, por volta de sessenta prédios públicos como escolas, creches, UBSs, PSFs, CRAS, Ecopontos, academias ao ar livre, o mercado municipal e dentre outros foram contemplados com novos ipês, mirindibas, quaresmeiras, resedás, paus formiga, magnólias, oitis entre outras.

Para continuidade da ação, está planejada a implantação dos Espaços Árvore nos demais passeios públicos do viário, procurando priorizar as áreas com menor porcentagem de cobertura arbórea e para os novos loteamentos que deverão ter calçadas com mínimo de 2,5 m conforme determina a Lei de Arborização Urbana.

Fonte do Texto e Crédito das Fotos : Prefeitura de Itatiba – Coordenadoria de Comunicação Social