16 dias de Ativismo

 Roda de conversa e palestra reúnem especialistas em Itatiba

**Eventos acontecem nos dias 05 e 10 e são abertos a todo público**

Em comemoração ao Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma roda de conversa reúne em Itatiba profissionais que convivem com o tema. A partir das 19h, da quinta-feira (05), o delegado titular do município, Dr. Marco Antonio da Silva, o comandante da 2ª Cia do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Capitão Osvaldo Guarizo, a advogada Camila Schumann e Solange de Lima, presidente interina do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) debaterão o papel do homem na conscientização contra a violência.

Já no dia 10 de dezembro, encerrando os “16 Dias”, é a vez da palestra “Decida se Amar”, com a jornalista e coach de emagrecimento Tati Petti, também a partir das 19 horas. A autovalorização dará o tom à noite, que também é aberta a todos.

Ambos os eventos, realizados pelo Colégio Madre Tereza,são abertos a todo público interessado e contam com o apoio do Conseg(Conselho Comunitário de Segurança), Libra Itatiba (Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil), Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer, Jornal de Itatiba Diário, CRN – Central de Rádio e Notícias, Grupo Entre Rosas, ITV Brasil, Tati Petti – Coach de Emagrecimento e Tem Itatiba.

Ativismo mundial – Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional, iniciativa da Onu Mulheres, que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e vão até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Neste ano o tema que rege os 16 dias é “Pinte o mundo de laranja: geração igualdade contra o estupro!”. O estupro está enraizado em um conjunto complexo de crenças patriarcais, poder e controle que continuam a criar um ambiente social no qual a violência sexual é generalizada e normalizada. O número exato de estupros e agressões sexuais é notoriamente difícil de confirmar devido à impunidade frequente para os estupradores e o estigma em relação às sobreviventes e seu silêncio. O período busca conscientizar a população a saber mais e se posicionar contra a cultura de estupro generalizado que nos rodeia.

Serviço
Roda de Conversa e Palestra – 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Dias 05 e 10 de dezembro de 2019, às 19h, no Colégio Madre Tereza (Avenida: Vinte e Nove de Abril, 800 – Vila Santa Clara)
Inscrições gratuitas e limitadas pelo fone: 4524-2120

Será fornecido certificado de participação.