130 mil pessoas e recorde histórico na venda de frutas marcam 18a. Festa do Caqui & Cia.

Foram vendidas 29,6 toneladas de frutas dos produtores rurais locais; total supera em sete toneladas o recorde anterior

A Prefeitura de Itatiba inicia a semana comemorando o sucesso da 18a. Festa do Caqui & Cia. realizada no Parque Luís Latorre. As expectativas de público foram superadas neste 2023: em sete dias, mais de 130 mil pessoas prestigiaram a festa municipal – entre público local, regional e de diversas partes do país.

“Agradeço às pessoas que estiveram presentes conosco no parque durante esses sete dias de festa. Quero agradecer muito também aos voluntários que trabalharam nas entidades e também aos produtores rurais. Muito obrigado a todos vocês por confiarem em nosso trabalho e transformarem esta festa em um sucesso! E um agradecimento especial a todos que trabalharam, seja na limpeza, na segurança, na montagem, no som…obrigado a todos vocês. Encerramos a Festa e seguimos trabalhando”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira neste domingo (23/04) ao final da programação.

Promovida pelas secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Agricultura, neste ano, a festa aconteceu nos dias 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23/04, e teve mais um recorde histórico: ao todo foram vendidas 29,6 toneladas – na edição de 2022 foram 14.741 kg. Este número também supera em sete toneladas o recorde anterior, de 22,5 toneladas em 2018.

Somente de caqui, foram 8.250kg no primeiro final de semana e 14,5 mil kg no segundo, um total de 22.750kg. Em 2022, foram 12.090kg. Já as demais frutas, como abacate, atemoia, pitaia e outras variedades, a venda foi de 6.871 kg neste ano, superando os 2.651 kg da edição anterior.

34 mil pessoas num dia

Movimentada em todos os dias, a 18a. Festa do Caqui e Cia. teve recorde de público único no primeiro domingo (16) quando 34.321 pessoas participaram do evento (além de 4.478 na sexta e 28.458 no sábado, somando 67.437 pessoas).

Para o show de Maria Cecília e Rodolfo, neste último sábado, 25.793 pessoas passaram pelo parque. Nos demais dias, os números também surpreendem: 3.323 na quinta, 16.701 na sexta e 17.494 no domingo, somando 63.311.

Assim, o público geral desta 18a. edição da Festa do Caqui & Cia. foi contabilizado em 130.748 pessoas, que puderam contar com entrada e estacionamento gratuitos.

Recorde na venda de frutas

Grande feito desta 18a. edição da Festa do Caqui & Cia. o recorde histórico na venda de frutas movimentou a agricultura local. Desde 2003, quando foi realizada a primeira Festa, esta é a maior movimentação agrícola em volume de vendas dos produtores rurais no evento: foram comercializadas 29,6 toneladas de frutas.

Além disso, também foi contabilizada a venda de 1.853 litros de vinhos, sucos, licores e vinagres; 2.562 unidades de potes de doces, molhos, pimentas e geléias; 854 vasos de orquídeas; 490 kg de mel; e 1.346 unidades de pães, bolos, roscas e bolachas. Outro número de destaque é a quantidade de mudas doadas gratuitamente à população no estande da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura: foram 8.360, todas produzidas no Viveiro Municipal,

Expectativa superada na Praça de Alimentação

O presidente da Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi), Marcos Lucena de Souza, comentou o sucesso que foi o evento para as entidades que estiveram à frente das 20 barracas da Praça de Alimentação. “As vendas foram acima da média das outras festas! Hoje são dois sentimentos: cansaço e muita satisfação. A expectativa foi acima da planejada! Calculamos um faturamento superior aos R$ 2 milhões às entidades nos dois finais de semana”, comentou.

Segundo o presidente da Aeasfi, neste segundo final de semana de Festa, o dia de maior movimento na Praça de Alimentação foi no sábado, durante todo o dia, se intensificando à noite, quando houve o show de Maria Cecília & Rodolfo.

O que contribuiu muito para este sucesso de vendas foi a nova e inédita estrutura, que cobriu toda a Praça de Alimentação, incluindo barracas e corredores, dando mais conforto inclusive para quem aguardava na fila do caixa e o feitio do pedido.

“A nova estrutura foi responsável por quase 80% do sucesso das vendas, podendo todos estarem bem acomodados, inclusive voluntários trabalhando em melhores condições. Faço um agradecimento especial à Prefeitura e à Secretaria de Cultura e Turismo por esta estrutura que permitiu-nos trabalhar e desfrutar”, ressaltou Marcos Lucena.

Mais de 2,2 mil doses de vacina

A vacinação foi dos serviços mais procurados na Festa. A equipe da Secretaria da Saúde municipal esteve por cinco dias (15, 16, 21, 22 e 23) no parque e fez a aplicação de 2.261 doses de vacinas. Destas, foram 1.534 doses de influenza (contra a gripe) e 727 doses de Covid.

A 18. Festa do Caqui & Cia., que teve mais de 20 atrações musicais, Cidade da Criança, aulas dinâmicas de culinária com receitas à base de caqui, passeios turísticos gratuitos às propriedades rurais – com lotação máxima nas dez saídas – contou com apoio de Aeasfi, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Itatiba e Circuito das Frutas.

Crédito: Renato Jr/PMI